G1 Santos

Prédio evacuado após coluna ceder é interditado no litoral de SP: ‘parecia que estava caindo’; VÍDEO

today20 de janeiro de 2023 54 1

Fundo
share close

O edifício tem 20 andares e está localizado na Rua Guimarães Rosa, no bairro Ocian. Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, o capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Eulálio, informou que a coluna que apresentou problemas estruturais está localizada no mezanino do prédio.

“Estamos fazendo a avaliação estrutural junto com os engenheiros e a Defesa Civil para verificar se a interdição permanece ou se [os moradores] poderão voltar a habitar o local”, explicou Eulálio.

Conforme apontado pela construtora Rio D’ouro, responsável pelo prédio, o problema estrutural aconteceu durante uma manutenção periódica. Sobre o assunto, o capitão dos bombeiros afirmou que “ainda não se sabe se o trabalho executado foi devido a uma reforma ou a um abalo anterior”.



Prédio residencial evacuado após coluna ceder é interditado em Praia Grande (SP) — Foto: Reprodução e Matheus Croce/g1

Os moradores do edifício passaram por momentos de tensão durante o rompimento da coluna. “Foi um susto. Tremeu tudo! Parecia que o prédio estava caindo. A minha sacada foi reformada por eles [a construtora] há uns quatro meses, pois também tinha cedido, mas já teve rachadura dentro do apartamento”, desabafou o vendedor Fabrício Aquino.

Já o Autônomo Matheus Pereira, que também mora no edifício, relatou que descansava em casa, ao lado da esposa, quando escutou o barulho da coluna cedendo. “Eu estava na sala e ouvi um estrondo. Senti a sala tremer. Quando fui até a sacada, vi um pessoal [na rua] gritando: ‘Desce daí!'”.

Prédio residencial é evacuado em Praia Grande (SP) após coluna de sustentação ceder — Foto: Matheus Croce/g1

Por fim, o aposentado Claudio Antonio de Souza Dias explicou que, antes de sair do prédio, teve tempo apenas de pegar o celular. “Foi um estrondo e tremeu tudo. Desci assim, com a ‘roupa do corpo’ e com o celular na mão, apenas”.

A Prefeitura de Praia Grande confirmou o ocorrido e acrescentou que, por conta da questão estrutural, foi “necessário providenciar a evacuação dos moradores até que o prédio providencie um laudo técnico que possa excluir qualquer tipo de risco para as pessoas”.

Prédio residencial é evacuado após coluna ceder durante obra em Praia Grande, SP

Prédio residencial é evacuado após coluna ceder durante obra em Praia Grande, SP

O município acrescentou que o caso está sendo acompanhado pelas equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Urbanismo (Seurb) de Praia Grande.

A administração do condomínio e a Construtora Rio D’ouro informaram, por meio de nota, que um dos pilares de sustentação cedeu durante uma “manutenção periódica” do edifício Rio D’ouro IX. “Imediatamente, por segurança, houve a evacuação dos condôminos e transeuntes, bem como a interdição provisória do condomínio”.

Ambas acrescentaram que “todas as medidas necessárias e de urgência” estão sendo tomadas pelo corpo técnico de engenheiros, arquitetos e prestadores de serviços do edifício.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

idoso-e-expulso-de-condominio-no-litoral-de-sp-apos-ser-acusado-de-espionar-vizinhas-no-banho;-video

G1 Santos

Idoso é expulso de condomínio no litoral de SP após ser acusado de espionar vizinhas no banho; VÍDEO

Um idoso, de 70 anos, foi expulso de um condomínio em Praia Grande, no litoral de São Paulo, acusado de 'espionar' vizinhas no banho [pelas janelas basculantes que dão acesso aos corredores do prédio], além de ameaçar, agredir e cometer injúrias contra outros moradores. Conforme apurado pelo g1 nesta sexta-feira (20), os episódios começaram em 2020 e, no ano seguinte, ele teve a prisão preventiva decretada, mas a detenção acabou […]

today20 de janeiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%