Prefeitura de Guarujá

Prefeito de Guarujá discute novos projetos habitacionais com ministro Jader Filho

today14 de março de 2023 7

Fundo
share close

Em reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, o prefeito de Guarujá discutiu a liberação de novas áreas para a remoção de famílias que vivem em áreas de risco e novos projetos habitacionais para a Cidade. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (13).

Na ocasião, Jader Filho anunciou que o Governo Federal abrirá, nesta terça-feira (14), processo de seleção de cidades candidatas a receber novas produções habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal. O programa poderá abarcar parte dos projetos que a Prefeitura de Guarujá já tem, capazes de mitigar o déficit habitacional do Município calculado em cerca de 11 mil moradias.

Na audiência, da qual participou, também, o deputado federal Alberto Mourão, o chefe do Executivo de Guarujá apresentou os números favoráveis da Cidade no setor, com a entrega de 974 unidades nos últimos seis anos – produção superior à dos 20 anos anteriores – e a iminente entrega de mais 580 unidades, em fase final de obras, pelo Programa Vida Digna, para moradores de palafitas no canal do Porto. A expectativa é entregar aproximadamente mais duas mil unidades até o final de 2024.

Acompanharam o prefeito de Guarujá na audiência os secretários municipais de Planejamento, Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras. Participaram, ainda, os superintendentes de Habitação.

Expansão portuária



Além da audiência com o ministro das Cidades, a comitiva de Guarujá vai agendar uma nova reunião, com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar da área de expansão portuária da Cidade, que será viabilizada com a remoção de mais famílias da área da Prainha, em Vicente de Carvalho.

Desenvolvido em parceria com a Autoridade Portuária de Santos, o projeto foi iniciado em 2018 e já resultou na transferência de 574 famílias para o conjunto Parque da Montanha, na região da Vila Edna. De acordo com o prefeito de Guarujá, essa reunião servirá para discutir o desembaraço de áreas ainda não incluídas no projeto de expansão total da área, o que possibilitará a retomada total da margem esquerda da faixa portuária pela Autoridade Portuária.

Outros pleitos

No total, o prefeito de Guarujá protocolou seis ofícios no Ministério das Cidades, que reivindicam a liberação de recursos para a contenção de encostas, dragagem de rios, infraestrutura urbana após impactos das fortes chuvas, o prolongamento da Avenida Dom Pedro e melhorias no sistema de drenagem Avenida Santa Maria, ambas na região da Enseada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-pais-onde-pais-estressados-tem-direito-a-ferias-de-3-semanas-em-spa

G1 Mundo

O país onde pais estressados têm direito a férias de 3 semanas em spa

Seu pai havia morrido recentemente de leucemia. Schwerk passou meses cuidando dele, junto com seus irmãos, além de cuidar da sua própria família. Agora, sua mãe também precisava de assistência. Seus dois filhos mais velhos estavam entrando na puberdade. E, com tantas coisas acontecendo, ele se preocupava porque seu filho mais novo não estava recebendo atenção suficiente. “Todas essas questões estavam me causando enorme estresse”, relembra Schwerk, que trabalha como […]

today14 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%