G1 Santos

Prefeito de São Vicente se pronuncia após arrastão: ‘não vamos fugir da briga’

today13 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o chefe do Executivo disse que a prefeitura vem solicitando apoio do Governo de São Paulo para aumentar o efetivo policial há bastante tempo. Ele afirmou que o arrastão ocorreu em um cenário no qual a “polícia não chega primeiro”.

“A gente vai enfrentar o que tiver que enfrentar. Ontem [domingo] à noite, eu estava conversando com o comando geral da Polícia Militar do estado. A gente precisa de mais efetivo policial. Isso todos os prefeitos da Baixada brigam, pedem, insistem”, disse.

Amado afirmou que a Prefeitura conta com muita força dos deputados que se posicionaram dizendo que cobrarão o estado. Para ele, a falta de policiamento facilitou a ação de pessoas que fazem o mal e, depois, resta remediar a situação.



O prefeito afirmou que a cidade atuou com 9 equipes da Guarda Civil Municipal, mas a ausência de um suporte robusto da PM foi prejudicial. Ele opinou que o efetivo das forças de segurança na Baixada Santista declinou nas últimas décadas. Ainda, defendeu que o reforço no policiamento deve ocorrer antes da Operação Verão.

Os assaltos em série começaram por volta das 17h deste domingo. Um vídeo obtido pelo g1 mostra a situação na Praia do Itararé, quando várias pessoas saem correndo. Em desespero, algumas ainda tentam tampar o nariz e o rosto com roupas. (Assista abaixo).

Além disso, uma câmera de dentro de um quiosque mostrou os funcionários “se escondendo” embaixo do balcão de atendimento. Vários banhistas também tentaram entrar no local para se abrigarem. A PM utilizou bombas de gás lacrimogênio para controlar a situação.

Nas imagens, é possível ver uma das mulheres com um facão na mão. Ela tenta se proteger no local enquanto outras pessoas usam roupas e até uma tampa de isopor para ventilar o ar e amenizar os efeitos causados pelo gás.

Vídeo mostra criminosos aterrorizando banhistas durante arrastão no litoral de SP

Vídeo mostra criminosos aterrorizando banhistas durante arrastão no litoral de SP

Segundo apurado pelo g1, a série de crimes começou por volta das 17h de domingo (12). Vários criminosos abordaram as vítimas, que curtiam o dia de sol e calor nas praias da cidade. Sob ameaças, eles roubaram celulares, bolsas, joias, entre outros bens.

Durante a confusão, acontecia a 4º Parada do Orgulho LGBT, na Praia do Itararé, onde também foram registrados furtos e roubos. A reportagem buscou informações sobre feridos e detidos, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que “um princípio de tumulto” na faixa de areia da Praia do Itararé “teve rápida intervenção da Polícia Militar, com auxílio das viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM)”.

O g1 procurou o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) sobre os comentários do prefeito e aguarda retorno.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-106-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira-(14)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 106 vagas de emprego nesta terça feira (14)

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 20 vagas – Auxiliar de limpeza (temporário) Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental 15 vagas – Porteiro (temporário) Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental 15 vagas – Vigilante (temporário) Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Observação: Curso de vigilante 10 vagas – Azulejista Experiência comprovada em Carteira de Trabalho  Escolaridade: Não exigido 10 vagas – Pedreiro de Fachada Experiência comprovada em Carteira de Trabalho  […]

today13 de novembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%