Prefeitura de Guarujá

Prefeito discute fomento ao empreendedorismo afro em Guarujá

today2 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

45 mulheres foram recebidas no Paço Municipal; encontro teve como foco o crescimento de eventos voltados ao grupo, como a Feira Criativa, realizada mensalmente

O prefeito de Guarujá recebeu 45 mulheres empreendedoras no Paço Municipal, na última quinta-feira (1). Elas são participantes da Feira Criativa, evento realizado pela Prefeitura e que integra o Programa de Empreendedorismo Negro, instituído pela Lei Municipal 4.867/2020. O encontro teve o objetivo de traçar projetos futuros em prol do crescimento do empreendedorismo afro.

A reunião deu espaço para diversas mulheres sugerirem ideias para o crescimento das feiras e contarem um pouco de suas histórias e como chegaram ao empreendedorismo. Uma delas é a artesã Jussara Jesus dos Santos, moradora do Pae Cará. “Sou mãe e tenho um filho atípico de 10 anos de idade. Sou formada em contabilidade, mas precisei parar de trabalhar para poder cuidar do meu filho. Encontrei no empreendedorismo uma forma de conseguir conciliar isso enquanto conquisto nosso sustento”, contou.

Entre as participantes, também estava a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Terezinha de Jesus, e a ex-presidente e atual conselheira, Suely de Melo Pastoriza, a Mãe Danda. As organizadoras das Feiras Criativas, Jacira Rosa e Vanessa Belém também expuseram suas ideias.

Jacira salientou a importância da iniciativa para o Município. “Essas mulheres colaboram para o giro da economia, ao mesmo tempo em que levam o pão de cada dia para seus lares, além de encontrarem uma razão para viver. Muitas delas superam uma depressão, um ambiente familiar complicado, por meio do prazer de empreender”, afirmou.



A Feira Criativa já teve duas edições entre dezembro e janeiro deste ano. Somadas, deram oportunidade para cerca de 40 mulheres mostrarem seus trabalhos. Os eventos acontecem sempre no Paço Raphael Vitiello, conduzidos pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom) e serão sempre no último dia útil do mês.

O prefeito comemorou a oportunidade de ouvir as demandas e conhecer a história de algumas participantes. “Vamos concatenar as sugestões e montar um cronograma de trabalho de forma organizada, da maneira que elas merecem. É um trabalho valoroso”, pontuou.

O secretário municipal de Comunicação e Relações Sociais, compôs a mesa e destacou a importância da iniciativa. “Estimular a economia criativa na Cidade é atuar direto na ponta, com o incremento do orçamento familiar do microempreendedor. É impulsionar quem mais precisa ser incentivado”, afirmou.

Participaram também o secretário de Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos, diretores e superintendentes da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), além de representantes do Poder Legislativo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-e-autoridade-portuaria-entregam-90-moradias-do-parque-da-montanha

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura e Autoridade Portuária entregam 90 moradias do Parque da Montanha

A solenidade foi marcada pela entrega das chaves a três beneficiários, que representaram todas as famílias contempladas O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito de Guarujá, e o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, realizaram a entrega simbólica de 90 unidades habitacionais do Parque da Montanha (Vila Edna). A solenidade foi marcada pela entrega das chaves a três beneficiários, que representaram todas […]

today2 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%