Prefeitura de Guarujá

Prefeito e ministra discutem aproximação entre Cemaden e Defesa Civil de Guarujá

today14 de março de 2023 7

Fundo
share close

O chefe do Executivo de Guarujá e a ministra Luciana Santos se reuniram em Brasília, nesta segunda-feira (13)

Em audiência com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta segunda-feira (13), em Brasília, o prefeito de Guarujá estabeleceu diálogo no sentido de aproximar ainda mais o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) da Defesa Civil Municipal. Foi cogitada, por exemplo, a possibilidade de celebração de termos de cooperação entre os dois órgãos.

No encontro, a ministra reconheceu o desempenho do trabalho da Defesa Civil de Guarujá na prevenção de acidentes com moradores que há décadas ocupam áreas de risco, bem como os investimentos do Município em tecnologia no setor. Graças a esse trabalho, Guarujá não registrou vítimas fatais durante o temporal recorde que caiu sobre a Cidade em fevereiro último, com mais de 400 milímetros de chuva em poucas horas, o maior volume concentrado de precipitação em 70 anos.

A atuação da Defesa Civil de Guarujá também foi reconhecida em 2022 pela Defesa Civil do Estado, que deu à Cidade o “Certificado de Resiliência”, do “Programa Município Resiliente”. Para receber o título, são levados em conta as ações e índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente, e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Pesquisas



Outro ponto da pauta com a ministra foi o trabalho científico desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá no setor de Meio Ambiente. O secretário municipal da pasta fez um breve resumo sobre as mais de 20 pesquisas em curso na Cidade e discutiu a possibilidade de efetivá-las em políticas públicas.

Um dos projetos que mais despertou o interesse de Luciana Santos foi o ‘Areia Viva’, que monitora a qualidade sanitária da areia de 10 praias da Cidade e garantiu a Guarujá o 1º lugar no Concurso de Melhores Práticas Ambientais 2022. A certificação veio da Foundation for Environmental Education (FEE), Organização Não Governamental (ONG) com origem na Dinamarca, também responsável pelo Programa Bandeira Azul, que premiou o Município por 13 anos consecutivos, com o selo internacional na Praia do Tombo.

Além do prefeito e o secretário municipal de Meio Ambiente, participaram da audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os titulares de Planejamento e de Infraestrutura e Obras de Guarujá.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

anime-santos-geek-fest-tera-shows,-dubladores,-arenas-de-videogames-e-concursos-de-k-pop-e-cosplay

G1 Santos

Anime Santos Geek Fest terá shows, dubladores, arenas de videogames e concursos de K-Pop e Cosplay

O Anime Santos Geek Fest acontece no próximo sábado (18) e domingo (19) no Blue Med Convention Center, em Santos, no litoral de São Paulo. O evento acontecerá das 12h às 20h e terá palestras, shows, espaços temáticos, arenas de videogames e concursos de K-Pop e Cosplay. Os painéis serão realizados pelos dubladores Guilherme Briggs (Superman em Liga da Justiça e Mestre Yoda em Star Wars), Philippe Maia (Tom Cruise […]

today14 de março de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%