G1 Santos

Prefeitos do litoral de SP apresentam propostas a ministros por obras que possam evitar tragédias como as do Litoral Norte

today24 de fevereiro de 2023 9

Fundo
share close

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, além dos gestores de Juquiá, Eldorado e Registro, no Vale do Ribeira, apresentaram a três ministros demandas voltadas a melhorias na drenagem e maior oferta de habitação às famílias em áreas de risco. Os pedidos foram feitos em reunião com a presença de diversas autoridades, nesta sexta-feira (24), na sede da Santos Port Authority (SPA). Em 15 dias, um novo encontro será realizado em Brasília (DF).

O encontro discutiu propostas que possam evitar tragédias semelhantes às registradas em 2020 na Baixada Santista e, agora, em municípios da mesma região e do Litoral Norte. Também foram apresentadas ações emergenciais para agilizar a resolução de pontos considerados críticos.

A reunião foi marcada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que esteve acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Deputados federais e estaduais também marcaram presença.



“Os prefeitos apresentaram as solicitações para o ministro Waldez e entre as questões estão as macrodrenagem, drenagem nos canais e a questão de novas habitações”, disse França.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, em 15 dias será realizada uma nova reunião sobre o caso, desta vez em Brasília (DF). “Faremos um check-list de tudo o que eles [prefeitos] pediram e o ministro Waldez vai dizer o que foi liberado. O que for de outros ministérios [pedidos], que seja entregue presencialmente aos outros ministérios”, explicou.

Navio da Marinha do Brasil deixou o Porto de Santos carregado com mantimentos destinados às vítimas do Litoral Norte — Foto: Marinha do Brasil

O ministro Márcio França disse que o governo federal vai ampliar os investimentos em ações de apoio aos municípios castigados pelo temporal. Até o momento foram repassados R$ 60 milhões.

“Certamente vai aumentar muito esse valor porque só o navio que chegou ontem [quinta-feira, 23], levando doações às famílias que foram atingidas pelas chuvas, tem mil homens, [e conta] com uma estrutura enorme”.

Ele falou ainda que “todas as embarcações e homens das forças armadas, cada vez que eles se deslocam, o custo não é tirado do orçamento das força armadas. O valor vai para o ministro Waldez. É importante que as pessoas saibam disso, porque o governo federal não colocou limites para poder ajudar”.

Ministros chegando para reunião com os prefeitos do litoral de SP — Foto: Daniela Rucio

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes ressaltou que o governo está mobilizado para ajudar as vítimas. “É preciso que a gente aprimore cada vez mais a questão do monitoramento. Pactuar isso com todos os níveis de poder e estruturar sistemas de alerta”.

Sobre a questão das sirenes em áreas de risco, ele disse que “o alerta tem que ser no município […]. Precisamos de aletas estruturados nos municípios, sistema [de sirenes] nas áreas de maior riscos”. O ministro ressalta a mudança não passa só pela tecnologia, mas pela educação”. “Todos nós temos que nos reeducarmos para esses sistemas e entender”.

Ministros Márcio França e Waldez Góes recebem prefeitos do litoral de SP para atender demandas causadas pelas chuvas — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara falou que eventos como esses, exigem a união dos poderes públicos e um planejamento de ocupação cada vez mais consciente e responsável.

“Aqui na região temos o território indígena Ribeirão Silveira, com cinco núcleos que foram atingidos por essa enchente. Viemos aqui para acompanhar ‘in loco’ e ver as necessidades dos indígenas nesse momento”, disse ela.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-estrela-da-nfl-louva-a-deus-depois-de-quase-morrer-salvando-criancas

Gospel Prime

Ex-estrela da NFL louva a Deus depois de quase morrer salvando crianças

Peyton Hillis, um ex-corredor da NFL, está creditando Deus após escapar da morte. O atleta foi levado ao hospital no início de janeiro em estado crítico após resgatar seus filhos de um afogamento no mar. Nesse sentido, em uma declaração divulgada esta semana, Hillis disse que as orações das pessoas por ele e seus filhos fizeram toda a diferença, descrevendo toda a provação como uma experiência “muito traumática” para toda […]

today24 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%