Prefeitura de Guarujá

Prefeitura capacita profissionais de saúde sobre aleitamento materno

today18 de julho de 2023 3

Fundo
share close

Realizado no último dia 17 na Unidade de Saúde do bairro Santa Rosa, o treinamento envolveu cerca de 50 profissionais

Com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico de seus profissionais, a Unidade de Saúde (US) do bairro Santa Rosa promoveu, no último dia 17, um treinamento sobre aleitamento materno. Cerca de 50 profissionais participaram, entre eles estão agentes comunitários de saúde (ACSs), enfermeiros, técnicos de enfermagem da Unidade, recepcionistas, controladores de acesso, médicos, odontólogos, auxiliares de saúde bucal e funcionários da higienização.

A capacitação foi coordenada pelas pediatras da rede municipal de saúde, Tereza Semer e Fernanda Lafayette. As médicas abordaram questões de saúde e sociais que envolvem a amamentação. Entre elas as vantagens do aleitamento, posição do bebê e da mamãe na hora de amamentar, ganho de peso (ou não) da criança, tipos de aleitamento (exclusivo, predominante, materno e complementar oportuno), assistência à criança pós-hospitalar, pega correta, uso de chupetas, desmame e demais pontos.

“Com noções básicas, o treinamento visa permitir que, tecnicamente, os profissionais apoiem a mamãe durante a amamentação. E o papel do profissional de saúde é de mostrar as vantagens, além de escutar angústias das mães, com o objetivo de fortalecer suas redes de apoio”, contou Tereza, acrescentando ainda que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses é uma prioridade da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Profissionais se sentem mais preparados



Há oito anos como agente comunitária de saúde (ACS) na rede municipal, Fátima Helena de Souza Gaspar conta que o treinamento faz toda a diferença. “Nos ajuda muito a aprimorar o nosso trabalho, com uma abordagem e atendimento que nos deixa muito mais preparado”.

O técnico de enfermagem da Unidade, Daniel Bispo Sfaier, considerou uma oportunidade excelente. “Faz com que a gente entenda melhor essa relação entre a mãe e o bebê. O treinamento é essencial, pois permite que a gente consiga fazer o acompanhamento da criança”, contou ele, que há dois meses atua na Unidade.

A gerente da US Santa Rosa, Christiane Seliprandy Cruz Rodrigues, destacou a oportunidade de conhecimento, já que em algum momento, toda a equipe de profissionais tem contato com o binômio (mãe e filho). “Espero que todos tenham aproveitado a capacitação, pois assim vamos poder oferecer à população um serviço com mais qualidade”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

contribuintes-podem-pedir-isencao-de-iptu-para-2024-ate-o-final-de-agosto

Prefeitura de Guarujá

Contribuintes podem pedir isenção de IPTU para 2024 até o final de agosto

Benefício está disponível para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, entre outros; munícipes residentes em áreas de feiras livres ganham 50% de desconto no IPTU A Prefeitura de Guarujá segue recebendo pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2024. O benefício, que deve ser solicitado até o final de agosto, é concedido para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 […]

today18 de julho de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%