Realizado no último dia 17 na Unidade de Saúde do bairro Santa Rosa, o treinamento envolveu cerca de 50 profissionais
Com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico de seus profissionais, a Unidade de Saúde (US) do bairro Santa Rosa promoveu, no último dia 17, um treinamento sobre aleitamento materno. Cerca de 50 profissionais participaram, entre eles estão agentes comunitários de saúde (ACSs), enfermeiros, técnicos de enfermagem da Unidade, recepcionistas, controladores de acesso, médicos, odontólogos, auxiliares de saúde bucal e funcionários da higienização.
A capacitação foi coordenada pelas pediatras da rede municipal de saúde, Tereza Semer e Fernanda Lafayette. As médicas abordaram questões de saúde e sociais que envolvem a amamentação. Entre elas as vantagens do aleitamento, posição do bebê e da mamãe na hora de amamentar, ganho de peso (ou não) da criança, tipos de aleitamento (exclusivo, predominante, materno e complementar oportuno), assistência à criança pós-hospitalar, pega correta, uso de chupetas, desmame e demais pontos.
“Com noções básicas, o treinamento visa permitir que, tecnicamente, os profissionais apoiem a mamãe durante a amamentação. E o papel do profissional de saúde é de mostrar as vantagens, além de escutar angústias das mães, com o objetivo de fortalecer suas redes de apoio”, contou Tereza, acrescentando ainda que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses é uma prioridade da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Profissionais se sentem mais preparados
Há oito anos como agente comunitária de saúde (ACS) na rede municipal, Fátima Helena de Souza Gaspar conta que o treinamento faz toda a diferença. “Nos ajuda muito a aprimorar o nosso trabalho, com uma abordagem e atendimento que nos deixa muito mais preparado”.
O técnico de enfermagem da Unidade, Daniel Bispo Sfaier, considerou uma oportunidade excelente. “Faz com que a gente entenda melhor essa relação entre a mãe e o bebê. O treinamento é essencial, pois permite que a gente consiga fazer o acompanhamento da criança”, contou ele, que há dois meses atua na Unidade.
A gerente da US Santa Rosa, Christiane Seliprandy Cruz Rodrigues, destacou a oportunidade de conhecimento, já que em algum momento, toda a equipe de profissionais tem contato com o binômio (mãe e filho). “Espero que todos tenham aproveitado a capacitação, pois assim vamos poder oferecer à população um serviço com mais qualidade”.
Publicar comentários (0)