Prefeitura de Guarujá

Contribuintes podem pedir isenção de IPTU para 2024 até o final de agosto

today18 de julho de 2023 1

Fundo
share close

Benefício está disponível para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, entre outros; munícipes residentes em áreas de feiras livres ganham 50% de desconto no IPTU

A Prefeitura de Guarujá segue recebendo pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2024. O benefício, que deve ser solicitado até o final de agosto, é concedido para aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos, além de clubes e entidades de assistência social. Já para munícipes que residam em área onde são montadas as feiras livres, é concedido desconto de 50% no imposto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a porcentagem de desconto de isenção concedida é de acordo com a proporção de propriedade que o requerente tem no imóvel. Se ele é dono de 30% do imóvel, terá 30% de isenção, por exemplo. Entretanto, deve-se observar que a isenção é de IPTU e não envolve a taxa de remoção de lixo.

Para ter direito ao benefício, é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá, até a data do pedido de isenção.

O contribuinte que se enquadra no perfil pode fazer a solicitação, portando a documentação necessária, na Sefin, por meio da Coordenação de Receitas Territoriais – Sala 11, que fica no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio), das 9 às 16 horas; ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte, na Rua Cunhambebe, 500 – Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, das 10 às 16 horas.



No caso de desconto no IPTU para munícipes que residam em área de feira livre, é preciso comprovar a localização do imóvel e nele residir.

Entidades

Já para isenção às entidades assistenciais e desportivas, o munícipe precisa cumprir os seguintes critérios: não distribuir seu patrimônio ou rendas, a qualquer título; aplicar seus recursos na manutenção das finalidades essenciais na instituição, no Brasil; utilizar o imóvel conforme as atividades essenciais da instituição; manter documentação fiscal e estar adimplente com o Município até a data do pedido.

Para entidades religiosas, será concedida Imunidade Tributária, desde que apresente titularidade do imóvel e que utilize esse mesmo imóvel conforme atividades essenciais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

secretario-de-turismo-anuncia-projetos-para-cidades-da-baixada-santista,-sp

G1 Santos

Secretário de Turismo anuncia projetos para cidades da Baixada Santista, SP

Duas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, vão receber investimentos do Governo do Estado, na área de turismo, até o fim de 2023. São Vicente confirmou o início de um estudo para se tornar o 1º Distrito Turístico Náutico do País. Já em Santos, foi anunciado o processo que vai instituir a cidade como Distrito Turístico. As novidades foram apresentadas pelo secretário de Turismo e Viagens do […]

today18 de julho de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%