G1 Santos

Prefeitura de Bertioga, SP, realiza votação popular para definir ave-símbolo; veja como participar

today9 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Veja as opções e saiba como votar na sua preferida.


Prefeitura de Bertioga selecionou cinco espécies de aves diferentes para eleições — Foto: Prefeitura de Bertioga/Divulgação



Além da votação popular, há uma campanha dentro das salas de aula das escolas municipais, desenvolvendo a identidade do município com a participação direta dos alunos.

Entre as espécies candidatas para representar Bertioga, estão as aves Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus); Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis); Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea); Colhereiro (Platalea ajaja) e Ferro-velho (Euphonia pectoralis).

De acordo com a prefeitura, as espécies foram escolhidas com base em critérios, como grau de ameaça de extinção, exuberância e beleza e importância ecológica, além de não ser ave-símbolo de outra cidade, estado ou país da América Latina.

Com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de Bertioga (Contur), o projeto para a escolha é realizado em parceria com as secretarias de Turismo e Cultura, Meio Ambiente e Educação, além do Clube Observador de Aves de Bertioga (COA-Bertioga) e das associações locais de profissionais de ecoturismo da cidade (AMOLB e ABECO).

Confira as características de cada ave:

  • Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea): trata-se da menor espécie de martim-pescador no Brasil, com 13 cm de comprimento. Vive solitário ou em casais nas margens de cursos d’água e manguezais.
  • Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis): com 28 cm de comprimento, a espécie vive no interior e nas bordas de florestas. É uma ave dócil que permite a aproximação do observador. É comum ser vista em casais. O macho é mais colorido, com o dorso e o pescoço verde-azulado. Enquanto a fêmea tem o dorso, a garganta e o peito cinzas.
  • Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus): ameaçada de extinção, a espécie mede 47 cm de comprimento e vive no interior e nas bordas de florestas. A ave pode ser observada nas matas e em áreas urbanizadas de Bertioga.
  • Colhereiro (Platalea ajaja): animal gregário, ou seja, vive em bandos, e em ambientes aquáticos, como praias, lagoas e manguezais. Tem 76 cm de comprimento e usa o bico achatado em forma de colher para “peneirar” a água à procura de alimento.
  • Ferro-velho (Euphonia pectoralis): vive solitário ou em pequenos grupos, podendo se associar a bandos mistos de aves, no interior e bordas de florestas. Mede 11 cm de comprimento. O macho é azul-metálico por cima e acastanhado por baixo, já a fêmea é cor de oliva por cima e cinza por baixo.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-e-o-tribunal-penal-internacional,-e-por-que-ele-preocupa-autoridades-israelenses

G1 Mundo

O que é o Tribunal Penal Internacional, e por que ele preocupa autoridades israelenses

O Ministério das Relações Exteriores de Israel já declarou que está acompanhando relatórios de atividades em curso. O TPI também está investigando os atos terroristas do Hamas cometidos em 7 de outubro de 2023 (leia mais abaixo). O TPI foi criado em 2002 como o tribunal permanente de última instância para julgar indivíduos responsáveis pelas atrocidades mais hediondas do mundo, como: Crimes de guerra.Crimes contra a humanidade.Genocídio. O Estatuto de […]

today9 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%