Prefeitura de Guarujá

Prefeitura de Guarujá desenvolverá projeto de incentivo à leitura no Ensino Fundamental I

today4 de abril de 2023 3

Fundo
share close

A iniciativa ‘Dentro da História’ irá trabalhar livros personalizados durante todo o ano letivo, tendo os alunos como protagonistas de suas histórias

Incentivar a leitura para os alunos do Ensino Fundamental I é uma das prioridades da Prefeitura de Guarujá. Para a realização desse objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) desenvolverá o Projeto Dentro da História – Dentro Educa, no qual os alunos serão protagonistas das histórias, com avatares personalizados por cada um.

Nesta quinta-feira (30), foi realizada uma reunião técnica na Escola Municipal 1° de Maio (Jardim Boa Esperança), destinada aos orientadores de ensino e aos coordenadores e supervisores da Seduc. O encontro teve o intuito de apresentar a Coordenadora Geral e a proposta do projeto aos participantes, que serão multiplicadores das orientações e também atuarão como suporte pedagógico e educacional durante todo o projeto.

Na ocasião, foram dadas instruções para o início do cadastro das escolas, turmas e professores na plataforma digital do Dentro Educa. Estarão envolvidas no projeto todas as escolas de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) do Município, totalizando 20 unidades, que contemplam aproximadamente 13 mil alunos.

A iniciativa de cunho literário abordará – por meio de uma proposta lúdica, interativa e aliada à tecnologia – as habilidades cognitivas e socioemocionais. De acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa também estimular o protagonismo através do autoconhecimento, interação social e inovação por meio das novas tecnologias, além de garantir o foco principal do estímulo ao hábito da leitura e as aprendizagens significativas.



O Dentro da História será iniciado com a professora Alexandra Vieira Cordeiro Guimarães, do 3º Ano D da E.M. Sérgio Pereira Rodrigues. “Fiquei receosa com a responsabilidade de ser a primeira professora a dar o start no projeto, mas assim que conheci a iniciativa me senti honrada em representar minhas colegas professoras da rede. Eu tenho certeza que as crianças ficarão encantadas por cada passo do projeto”, disse.

Na prática

Após o cadastro, cada aluno poderá acessar a plataforma digital do projeto em sala de aula, podendo editar seu nome e criar o próprio avatar, personalizando características físicas e roupas. O site também trabalha a inclusão social nessa etapa com opções que abrangem as crianças com deficiência. Finalizado esse processo e com a aprovação dos professores, o livro irá para impressão, sendo entregue ao aluno posteriormente.

As histórias são de autores renomados, como Maurício de Souza e Ziraldo, mas a criança será sempre o protagonista. Em Guarujá, serão trabalhados quatro títulos a cada ano do Ensino Fundamental I, escolhidos pela equipe de coordenação pedagógica e educacional da Seduc.

Sobre o projeto

A ‘Dentro Educa’ é o braço educacional por trás do Projeto Dentro da História, que nasceu há sete anos em uma bienal do livro, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo levar às escolas cadastradas um projeto híbrido, começando no digital e sendo transformado no livro físico depois, no qual estimula o desenvolvimento infantil e o protagonismo da criança. Esses dois fatores quando trabalhados juntos geram o empoderamento do aluno e o sentimento de pertencimento, resultando em maior obsorção de conhecimento.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-guaruja,-criancas-e-adolescentes-participam-de-conferencia-ludica-sobre-direitos

Prefeitura de Guarujá

Em Guarujá, crianças e adolescentes participam de conferência lúdica sobre direitos

Reunião contou com participação de especialistas e de representantes de Organizações Governamentais e da Sociedade Civil O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guarujá realizou, na última sexta-feira (31), uma conferência lúdica sobre impactos da pandemia de covid-19 na vida de crianças e adolescentes do Município. O evento, que contou com cerca de 200 pessoas, aconteceu na Unidade II do Centro de Formação Profissional (Camp […]

today4 de abril de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%