Prefeitura de Guarujá

Prefeitura de Guarujá treina cerca 70 profissionais contra gripe aviária

today29 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

Em palestra realizada no Procópio Ferreira, servidores receberam orientações para se tornem multiplicadores da informação

Com o intuito de preparar os servidores municipais sobre os cuidados contra a gripe aviária, a Prefeitura de Guarujá realizou um treinamento no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba), no dia 26. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá contou com 68 profissionais, entre técnicos da Unidade de Zoonoses, de Vigilância Epidemiológica, agentes de combate a endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, veterinários, além da Polícia Ambiental.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Capela destacou os objetivos da capacitação. “Precisamos mostrar os cuidados e orientações necessárias, para que saibam identificar uma ave possivelmente contaminada e os procedimentos a serem seguidos”, relatou.

A ação também teve a participação da médica veterinária da Unidade de Zoonoses, Carolina Cruz, que proferiu palestra sobre a importância de conhecer os procedimentos. “O intuito é preparar os agentes públicos que atuam na linha de frente do problema”, pontuou.

Ao avistar um animal com suspeita da doença, o indivíduo não deve tocá-lo, mas contatar a Guarda Civil Ambiental no telefone (13) 3344-1440 e a Unidade de Zoonoses através do número (13) 3355-6306.



O GCM ambiental José Silva advertiu sobre os perigos de os munícipes tentarem ajudar uma ave que aparenta estar machucada antes de chamar os órgãos competentes. “A pessoa avista uma ave debilitada e, na melhor das intenções, quer pegar e levar ao veterinário. Com isso, já automaticamente se contaminou e pode passar para os próprios animais domésticos, por isso é tão necessário conscientizar a população”, ressaltou.

Sobre a doença

A gripe aviária é diferente de uma gripe comum, pois a ave infectada costuma apresentar espasmos, convulsões e andar cambaleante. Elas podem passar a influenza para outros animais e, consequentemente, aos humanos. Nas pessoas, os sintomas tendem a ser mais brandos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-facilita-terapias-complementares-aos-servidores-da-educacao

Prefeitura de Guarujá

Guarujá facilita terapias complementares aos servidores da Educação

Desde o início desta semana, a Casa do Educador Itinerante funciona na Secretaria Municipal de Educação Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), às terapias complementares do Projeto ‘Casa do Educador Itinerante’, Prefeitura de Guarujá proporciona uma experiência diferenciada até esta sexta-feira (29). Desde o início desta semana, os servidores são atendidos na sede da pasta, instalada no Paço Raphael […]

today29 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%