G1 Santos

Prefeitura de Santos faz mudança em secretarias, com fusão de pastas, troca de nomes e novas atribuições; entenda

today9 de janeiro de 2023 31

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, publicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial, a mudança de funções e denominações de secretarias, assim como a troca de responsáveis pelas pastas. Ao g1, o prefeito Rogério Santos (PSDB) afirmou que, apesar das alterações, nenhum cargo público foi criado.

Segundo o chefe do Executivo, as mudanças foram feitas a partir das vagas existentes na prefeitura. “Reformulamos em cima do que já existia, a partir da necessidade que a máquina administrativa tem de ser mais ágil e, neste momento, de executar e entregar projetos”.

Entre as principais mudanças em funções das pastas, o prefeito destacou a Secretaria de Governo, onde será centralizado o controle e a cobrança por resultados das demais secretarias. “Antes, ela tinha uma função mais ‘política’, de atendimento a vereadores e articulação com a Câmara Municipal, por exemplo. Agora, com a mudança que fizemos, tem um perfil de ‘executora’ dos projetos da cidade”.



Rogério Santos acrescentou que, agora, a pasta será comandada por Fábio Ferraz, antes titular da Secretaria de Planejamento, que também foi renomeada (veja as demais modificações a seguir).

Ainda de acordo com o prefeito, a pasta que Ferraz comandava, a antiga Secretaria de Planejamento, será renomeada para Assuntos Estratégicos Legislativos e Metropolitanos e terá como titular o ex-secretário de “Assuntos Portuários”, Júlio Eduardo dos Santos. A pasta será responsável por fazer relações com a Câmara Municipal e com os governos Federal e Estadual.

A pasta Assuntos Portuários, por sua vez, foi transformada em Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Emprego e será comandada pelo vereador Bruno Orlandi (PSD).

O prefeito acrescentou que as pastas Finanças e Gestão serão unificadas futuramente. A primeira vai absorver a segunda e, dessa fusão, nascerá a Secretaria das Prefeituras Regionais. “Ela terá foco na zeladoria e atendimento aos munícipe nos bairros, como questões de poda das árvores, limpeza e manutenção”.

Rogério Santos apontou, ainda, novidades para outras três secretarias. Obras, segundo o prefeito, terá como foco construções para as áreas da Educação e Saúde.

“É o grande desafio. Temos como a primeira meta do governo a ampliação do período integral para crianças. Para isso, precisamos reformar escolas, construir novas e adquirir imóveis, que podem ser adaptados ou reformados [para as instituições de ensino]”.

A Secretaria da Saúde, por sua vez, terá um departamento de Saúde Mental em que serão tratadas doenças psiquiátricas. “Antes, era uma coodenadoria, mas, hoje, o foco é a reestruturação dos equipamentos e deste atendimento no município”.

Sobre a Secretaria de Educação, o prefeito ressaltou a criação do departamento de uma ‘TV educativa’. “Sabemos a importância dos conteúdos, das novas metodologias, do ensino a distância como forma complementar, e também o reforço escolar, que pode ser dado tanto pela televisão quanto pelas redes sociais. Vamos incrementar o programa que já existe”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ateus-pro-vida-refutam-alegacao-de-que-aborto-pode-ser-pratica-religiosa

Gospel Prime

Ateus pró-vida refutam alegação de que aborto pode ser prática religiosa

Enquanto vários estados se moveram para proibir ou restringir o aborto após a derrubada do Roe v. Wade pela Suprema Corte dos Estados Unidos, algumas ações judiciais alegam que essas leis promovem uma visão sectária de onde a vida começa. No entanto, defensores pró-vida ateus estão recuando contra as ações judiciais que alegam que as proibições e restrições ao aborto violam a liberdade religiosa e promovem uma definição cristã de […]

today9 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%