G1 Santos

Prefeitura de Santos inicia obras de drenagem e contenção no Morro da Caneleira; entenda o que é feito

today7 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou as obras de contenção e drenagem no Morro da Caneleira. Os serviços acontecem no trecho de encosta próximo à Rua das Pedras, em frente à quadra poliesportiva.

Os serviços começaram com a mobilização de equipamentos e início da limpeza de 1.749,93 m². Na sequência, será realizada a regularização manual de 1.370 m² de taludes.

O local ganhará um sistema de drenagem superficial com 185 metros de valetas, 82 metros de escada hidráulica e 16 metros de canaletas em concreto, além da contenção em solo grampeado, revestido com concreto armado projetado, de forma a garantir mais segurança ao terreno.



Segundo o projeto, serão utilizados 6.247 metros de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249 m para rocha, que fixarão uma armadura em tela de aço. Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), Márcio Augusto Salgueiro Lima, nesse trecho da encosta, serão instalados 200 m² de painel de alta absorção de energia contra queda de rochas.

O projeto será complementado com grama em placas cobrindo 1.049,25 m², proteção superficial que, por reduzir a infiltração de água no colo, minimiza a ocorrência de processos erosivos.

As obras serão realizadas pela empreiteira Geologus Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento superior a R$ 4,2 milhões, recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Os serviços integram o Programa Santos Mais Bonita, que prevê a aplicação de R$ 100 milhões em cinco morros. Os trabalhos envolvem as encostas da rua 1 (Morro do José Menino) e das Pedras (Morro da Cachoeira), Alameda Prefeito José Gomes (Morro da Caneleira), Avenida Dr. Manoel de Carvalho (Morro do Marapé), e caminhos da Capoeira e da Pedreira (Monte Serrat).

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-reformado-reage-a-assalto-e-atira-em-criminoso-enquanto-praticava-ciclismo-em-rodovia;-video

G1 Santos

PM reformado reage a assalto e atira em criminoso enquanto praticava ciclismo em rodovia; VÍDEO

Um policial militar reformado, de 57 anos, reagiu a um assalto durante um treino de ciclismo e baleou um criminoso, neste sábado (7), na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura de São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, ele foi abordado por três suspeitos no local. O bandido ferido foi encaminhado a um pronto-socorro, e os comparsas dele fugiram (assista acima). A abordagem do trio […]

today7 de outubro de 2023 58

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%