Prefeitura de Guarujá

Prefeitura entrega medalha Tereza de Benguela na próxima quarta-feira

today25 de julho de 2022 25

Fundo
share close

Honraria é um reconhecimento às mulheres que atuam na luta pela garantia dos direitos sociais

A Prefeitura de Guarujá realiza, na próxima quarta-feira (27), a entrega da medalha Tereza de Benguela. A honraria é um reconhecimento às mulheres que atuam na luta pela garantia dos direitos sociais. A cerimônia acontece às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio das políticas públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.

Entre as homenageadas estão Taiane Miyake, Yalorixá Lenice de Oxum, Adriana Midori, Lunah Dias de Oliveira, Rosângela Andrade, Márcia Barros, Ana Black, Yalorixa Maria Valdelice (Mãe Val), Maama Kwikiziame (Mama Neide), Ana Carolina e Monique Andrade de Jesus.

Durante a cerimônia, haverá apresentação da Orquestra Municipal, além da cantora Ana Black e o espetáculo “Somos Todas Tereza”, encenado pelo Grupo Navalha de Teatro – Frente Capoeira Guarujá.



Tereza de Benguela

O nome escolhido para a medalha é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola, que coordenou o maior quilombo do Mato Grosso, que resistiu às ações de bandeirantes de 1730 a 1795, quando o espaço foi atacado e destruído, a mando da capitania regional.

O quilombo do Quariterê abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas. Todos conviviam juntos sob a coordenação da Rainha Tereza, como ficou conhecida em alguns registros históricos. O dia 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987/2018, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-procurado-por-estelionato-e-preso-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Homem procurado por estelionato é preso em Praia Grande, SP

Agentes constataram que o indivíduo estava morando em um condomínio no bairro Cidade Ocian. Indivíduo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Especializada — Foto: Divulgação/ Deinter-6 Um homem, de 46 anos, procurado por praticar estelionato, foi preso por policiais da Delegacia de Investigações Gerais de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a corporação, ele teria praticado o crime em 2013 e era investigado pelo 30° Distrito Policial […]

today25 de julho de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%