Prefeitura de Guarujá

Prefeitura oportuniza inovação para micro e pequenas empresas da Cidade

today15 de fevereiro de 2023 8

Fundo
share close

Lançamento da metodologia do Projeto Agente Local de Inovação aconteceu nesta terça-feira (14), na sede do Centro Universitário Leonardo da Vinci, no Santa Rosa

Empreender não é uma tarefa fácil, pois requer apoio e orientação. Mas, qual é a receita para crescer e se tornar uma marca reconhecida? É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá oportuniza aos micro e pequenos empresários da Cidade, uma consultoria gratuita. A ação acontece por meio do Projeto Ali – Agente Local de Inovação, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O lançamento da metodologia do Projeto aconteceu em Guarujá nesta terça-feira (14), na sede do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), no bairro do Santa Rosa. Até sexta-feira (17), micro e pequenos empresários da Cidade, ainda podem se inscrever por meio do formulário do Google forms no link

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=XLVgbXYlYE2uMxHfDqB5g3mTlmaGcAlFpGA9Cn_Z8DlUMjRLTkRHUTM1Sk80OTkwVU1PUFgzVTEzWS4u, ou presencialmente, no posto do Sebrae Guarujá (Avenida Leomil, 630, Centro). O atendimento ocorre das 10 às 16 horas.

Durante o encontro, um grupo de empresários já inscritos no Projeto, contaram com a palestra sobre Inteligência Artificial e Marketing Digital, realizadas pelo consultor do Sebrae, César Ossamu, que tratou da produção de conteúdo digital. Em sua introdução, ele apresentou o funil do marketing digital, composto por quatro eixos: fazer com que as pessoas conheçam sua marca (chamar a atenção); captar informação; se conectar, criar empatia; e atender a necessidade do cliente e adequar a oferta. Também mostrou ferramentas, entre as de inteligência artificial, o ChatGPT, utilizado para a produção de textos. “É o impacto da inteligência artificial nos conteúdos”.



O gestor do Projeto na Baixada Santista, Francisco José da Costa Júnior, explica que o intuito do evento desta terça foi de promover a sensibilização desses empreendedores. “A ideia é trazer inovação às empresas, de maneira muito simples. A inovação pode ser, por exemplo, a atualização de dados de seus clientes através do WhatsApp, o que gera economiza de tempo e energia”.

Neste aspecto, ele acrescenta que esse é o papel do pesquisador do Sebrae in loco: identificar no que o empreendedor precisa melhorar. Francisco ressalta ainda que em 2022, o Projeto Ali aumentou a produtividade das micro e pequenas empresas atendidas em 27,9% e, em 9%, o faturamento real. Na Baixada Santista, o Projeto conta com 15 pesquisadores.

“Além da inovação, o programa visa melhorias na gestão, tornando a empresa mais preparada. Quanto mais empresas se desenvolverem no Município, melhor para Guarujá e Vicente de Carvalho”, frisa o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Prefeitura de Guarujá (Sedep).

Empreendedores apostam na consultoria para otimizar os negócios

Através do Projeto Ali, micro e pequenas empresas esperam melhorar a produtividade e o faturamento. É o caso de Vinícius Alves da Silva, que atua no ramo da alimentação. Para ele, a consultoria do Sebrae funciona como um verdadeiro guia. “Nos traz mais clareza. Estamos em busca de mais produtividade e controle de custos. Sem essa oportunidade, tenho certeza de que as ações seriam muito mais lentas”, contou ele que é um dos sócios-proprietários do Ateliê Dona Jura. Há 10 anos, ele e sua família mantêm uma cafeteria e uma fábrica de bolos, com lojas em Vicente de Carvalho, Vila Lígya e Enseada.

Quem também deseja crescer nos negócios é Rosângela Freitas, que desde 2019 possui a André Bebidas e Gelo, na Enseada. “Ter conhecimento é fundamental. Esta é uma oportunidade excelente para quem deseja alavancar os negócios”. É a primeira vez que ela participa deste tipo de consultoria.

Projeto Ali – É o maior programa de consultoria empresarial do Brasil e disponibiliza às pequenas empresas, um agente de inovação do Sebrae. Esse profissional acompanha o empreendimento durante seis meses, identificando necessidades e propondo soluções que gerem o crescimento sustentável do negócio. Destinado às microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o Projeto acontece entre uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-jornal-dos-eua,-bolsonaro-diz-que-deve-voltar-ao-brasil-em-marco,-mas-pondera-risco-de-prisao

G1 Mundo

A jornal dos EUA, Bolsonaro diz que deve voltar ao Brasil em março, mas pondera risco de prisão

“Uma ordem de prisão pode aparecer do nada", afirmou Bolsonaro. O ex-presidente viajou para Orlando, na Flórida, no fim do ano passado, a dois dias de terminar o seu mandato. Desde então, está hospedado na casa de um amigo em um condomínio da cidade. Em algumas aparições nas redes sociais, Bolsonaro postou fotos comendo em redes de fast food. Ele também proferiu algumas falas públicas em eventos locais. Ao The […]

today14 de fevereiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%