Ação vai acontecer no auditório da E.M. Franklin Delano Roosevelt e debaterá temas como convivência, cyberbullying e ato infracional, além de orientações quanto aos procedimentos de intervenção baseado em dispositivos legais vigentes
A Prefeitura de Guarujá promove nesta quinta (25) e sexta-feira (26) um encontro para refletir temas como: Convivência, Cyberbullying e Ato Infracional. As formações continuadas acontecerão no auditório da Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança), das 13h30 às 17h30.
Os encontros são destinados aos diretores, vice-diretores, orientadores e coordenadores administrativos de ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino. A realização é da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a OAB Guarujá e o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).
A iniciativa propiciará a discussão com base nos tópicos: “O que você tem a ver com isso?” e “Ampliando repertório para agir melhor”. Desta forma, os educadores participarão de dinâmicas, farão reflexões e poderão ainda, relatar. A formação também vai abordar o respeito às diferenças; o ato de obedecer às regras de conduta moral e ética; normas de relacionamento (principalmente na escola); importância da família e princípios; valores como solidariedade e tolerância; entre outras temáticas similares.
A coordenadora do setor Educacional da Gestão de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá, explica que a escola é um espaço de suma relevância para a interação social da criança. “Partindo desta premissa, a Prefeitura considera importante o desenvolvimento deste encontro, a fim de envolver ainda mais as equipes gestoras das unidades neste propósito de conscientização, por acreditar que são também agentes de transformação social”. A proposta visa ainda, o fortalecimento das ações realizadas no 1º semestre, assim como para o planejamento de outras ações, em prol da boa convivência escolar na rede municipal.
Livros didáticos e palestras estão entre as ações já desenvolvidas
O enfrentamento ao cyberbullying em Guarujá é uma iniciativa já conhecida na rede municipal de ensino. As formações continuadas dos próximos dias complementam ação iniciada na rede municipal de ensino em agosto do ano passado e desenvolvida por meio do livro paradidático “Bullying, é o quê?”. A iniciativa abordou a conscientização, prevenção e combate ao bullying com aproximadamente nove mil alunos, entre 9 e 12 anos.
Outra iniciativa realizada foram as palestras nas unidades municipais, que contou com 2.082 estudantes, dos 7º anos do ensino fundamental II. A abordagem seguiu características, consequências e como agir acerca do tema, de modo que as palestras começaram em 16 de maio e foram concluídas ao final do mês passado.
Esta ação teve apoio de profissionais de vários segmentos da sociedade, entre advogados e professores, que atuaram como voluntários na prestação de informações aos estudantes. E mais uma vez, a Prefeitura teve as parcerias do Conselho Municipal de Juventude, OAB Guarujá com a Coordenação de Ações Educacionais da Seduc.
Publicar comentários (0)