Prefeitura de Guarujá

Prefeitura valoriza comunidade surda em evento nesta segunda-feira

today24 de setembro de 2022 20

Fundo
share close

Programação envolve apresentações teatrais e musicais, relatos e homenagem

A iniciativa Setembro Azul tem o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda, através da conscientização da acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) realiza evento em alusão ao movimento na segunda-feira (26), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350– Jardim Tejereba), às 14 horas e acontece no Dia Nacional do Surdo.

A ação valoriza os surdos e a língua brasileira de sinais, por meio de programação especial, aberta ao público. De início, será relatada a necessidade da conscientização da sociedade sobre a importância do Setembro Azul. Em seguida, haverá apresentação teatral com o tema ‘Diversidade’, pelos alunos do 2º ano B, da Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança).

Além disso, o evento contará com dois depoimentos: um da instrutora de Libras, Tarciana Barreto, relatando sua experiência de vida como pessoa com surdez; e outro da Thays Marques de Oliveira, mãe de uma criança surda.

A programação contará ainda com a apresentação de vídeos mostrando os trabalhos realizados por alunos durante o ano letivo e da música ‘Como é bom ser diferente’, de Marcelo Serralva, pelos estaudantes do 2º ano E, da Escola Municipal Giusfredo Santini.



Setembro Azul

O movimento se empenha em manter viva a Língua de Sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda. A escolha desse mês é devido às várias datas com grande relevância para a história dos surdos e para a própria comunidade:

6 a 11 de Setembro de 1880 – Congresso de Milão, que determinou a proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, dando preferência ao método oral.

9 de Setembro de 2009  Aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos.

20 a 26 de Setembro – Semana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da Línguas de Sinais, história, cultura e educação dos Surdos.

23 de Setembro – Dia Internacional da Língua de Sinais

26 de Setembro – Dia Nacional do Surdo

30 de Setembro – Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filha-pede-buzinaco-a-motoristas-no-trajeto-para-ultima-quimioterapia-do-pai;-video

G1 Santos

Filha pede buzinaço a motoristas no trajeto para última quimioterapia do pai; VÍDEO

Andressa Ernandes Farjado, de 38 anos, queria que a última sessão do pai fosse um momento especial, de celebrar a vida. Família foi de Santos, no litoral de SP, para a capital ao som de buzinas. Santista faz homenagem para pai durante trajeto para última sessão de quimioterapia A assistente administrativa Andressa Ernandes Farjado, de 38 anos, decidiu pedir um buzinaço em homenagem ao pai durante o trajeto para a […]

today24 de setembro de 2022 42

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%