G1 Mundo

Preocupada com taxa de natalidade no chão, Tóquio desenvolve seu próprio app de paquera

today7 de junho de 2024 5

Fundo
share close

Preocupada com as baixíssimas taxas de natalidade, a prefeitura de Tóquio tomou uma iniciativa pouco tradicional: ela está desenvolvendo um aplicativo de paquera para que casais possam se formar na cidade.

Mas não pense que vai ser bagunça. Para entrar no app, será preciso assinar um documento no qual o usuário afirma que está pronto para se casar.

Além disso, o app terá informações checadas, como salário, que precisa ser condizente com os dados da declaração de Imposto de Renda e a identidade, averiguada com documentos como carteira de motorista.



Segundo a agência de notícias Associated Press, a prefeitura afirmou que está desenvolvendo um aplicativo que vai se chamar “História de Casal em Tóquio”, mas não confirmou que fará checagem de informações dos usuários.

A AP afirma que as reportagens publicadas na mídia japonesa também afirmam que o aplicativo vai requerer dados de altura, emprego e grau de educação, mas uma autoridade da prefeitura negou que já haja decisão a respeito desses temas.

O plano é lançar o aplicativo ainda neste ano. A Prefeitura de Tóquio também patrocina eventos para que solteiros possam se encontrar, além de sessões de conselho para casais.

O Japão tem um problema com a baixa taxa de natalidade, que está sem seu nível mais baixo de todos os tempos, segundo dados do Ministério de Saúde:

  • Em 2023: 474 mil casamentos e 727,3 mil nascimentos.
  • Em 2022: 505 mil casamentos e 770,8 mil nascimentos.

Como comparação, nos anos 1970, nasciam mais de 2 milhões de pessoas por ano no Japão.

Uma parte dos japoneses considera que as jornadas de trabalho no país são muito longas e que isso dificulta a paquera fora do trabalho.

A imigração foi facilitada para que trabalhadores estrangeiros possam ir para o Japão.

Veja abaixo uma reportagem de 2021 do Fantástico sobre uma vítima de um golpe em aplicativo de paquera.

'Me sinto envergonhado', diz vítima de golpe em aplicativo de paquera; saiba como se proteger

‘Me sinto envergonhado’, diz vítima de golpe em aplicativo de paquera; saiba como se proteger




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Modi vence na Índia, mas perde apoio e passa a depender de parceiros de coalizão

Narendra Modi em 22 de maio de 2024 — Foto: Adnan Abidi/Reuters Segundo a agência de notícias Associated Press, a contagem mostra que a coligação de partidos que apoiam Modi, a Aliança Democrática Nacional, conquistou 286 assentos no Parlamento —para garantir a maioria, são necessários 272. No entanto, o partido de Modi, o Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) teve um desempenho pior do que em eleições anteriores e precisará negociar com os aliados regionais para governar. Esta é […]

today7 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%