Comprometida com ações sustentáveis e com a formação de profissionais conscientes quanto à responsabilidade de cada um na preservação do planeta, a Unoeste conquistou recentemente destaque em âmbito internacional ao figurar em posição privilegiada no Ranking Mundial de Impacto 2023, da Times Higher Education, divulgado no último dia 1 de junho. Das 1.591 universidades de 112 países/regiões listadas no ranking geral, apenas 3% das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes são do Brasil – a Unoeste está entre as cinco melhores universidades particulares.
O Ranking Mundial de Impacto 2023 está em sua quinta edição e, já na sua primeira participação, a Unoeste obteve classificação expressiva. Conforme a Times Higther Education, essa é a única tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Para conquistar esse feito, foram levados em consideração indicadores para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Um ponto de destaque é que a Unoeste teve a nota mais alta no indicador que se refere às parcerias para os objetivos.
Por meio do programa Unoeste Sustentável, já presente inclusive no campus de Guarujá, a Unoeste tem reforçado seu compromisso com o planeta em números que impressionam: mais de 20 toneladas de materiais recicláveis coletados desde 2022 em todos seus campi, e economia de R$ 11 milhões pelo uso de energia renovável desde 2019. Esses números fazem parte de diversas ações sustentáveis no Guarujá, em Presidente Prudente e Jaú.
De acordo com a coordenadora do programa Unoeste Sustentável, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, os pontos avaliados são os de infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, recursos hídricos, transporte e educação e pesquisa.“Obter uma nota alta aumenta o prestígio e a reputação da Unoeste, tanto nacional quanto internacionalmente. Isso pode atrair alunos talentosos, pesquisadores renomados e parcerias com outras instituições, fortalecendo o posicionamento da universidade no cenário acadêmico e científico”, explica ela.
Consciência no Campus de Guarujá
Espaço para as lixeiras de materiais orgânicos e recicláveis estão por toda a universidade — Foto: Divulgação
O programa Unoeste Sustentável tem ganhado forças no campus de Guarujá. Atualmente duas ações têm despertado a consciência de alunos e funcionários para a importância da preservação do meio ambiente no campus. A primeira consiste na coleta seletiva de materiais recicláveis, com a instalação de lixeiras apropriadas para a destinação de recicláveis e orgânicos. Desde o mês passado, já foram coletados cerca de 100 quilos de lixo reciclável, incluindo caixa de papelão, garrafas pets, latas, rascunhos de papeis, entre outros.
Unoeste Guarujá promoveu no dia 27 de maio evento voltado à comunidade, contribuindo com os ODS da ONU — Foto: Divulgação
A segunda ação diz respeito à instalação de papa tampa e lacre na cantina ao lado da Atlética do curso de Medicina, desde o dia 4 de maio deste ano. O local foi escolhido estrategicamente por ser uma área de refeição. O material recolhido dentro da universidade é destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, onde há um projeto chamado Projeto Papa Lacre que tem como propósito trocar lacres e tampinhas por cadeiras de rodas.
Conheça o Unoeste Sustentável
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)