G1 Mundo

Presidente da África do Sul enfrenta apelos para renunciar

today2 de dezembro de 2022 10

Fundo
share close

O escândalo eclodiu em junho, quando o antigo chefe dos serviços secretos sul-africanos Arthur Fraser disse que Ramaphosa escondia uma elevada quantia de dinheiro dentro de um sofá na sede de sua fazenda, em Phala Phala. Segundo Fraser, o dinheiro foi roubado em fevereiro de 2020 por criminosos comuns com o auxílio de uma empregado da propriedade, mas Ramaphosa nao comunicou o crime à polícia.

Ainda de acordo com Fraser, os criminosos foram sequestrados e depois subornados para que não falassem sobre o caso. Ainda segundo Fraser, autoridades da vizinha Namíbia foram acionadas para prender um suspeito, tudo fora de canais oficiais.

Fraser disse que Ramaphosa escondia pelo menos 4 milhões de dólares em dinheiro na sua fazenda e acusou o presidente de lavagem de dinheiro e violação de leis de controle de moeda estrangeira.



No seu relatório, divulgado nesta quarta-feira, a comissão parlamentar levantou questões sobre a origem do dinheiro e por que o valor foi escondido das autoridades financeiras, apontando ainda um potencial conflito entre os negócios do presidente e os interesses do Estado.

Ramaphosa confirmou o roubo, mas disse que a quantia roubada foi menor do que a alegada e negou ter tentado encobrir o caso.

Ele disse que cerca de 580 mil dólares foram roubados da fazenda e que o dinheiro provinha da venda de gado.

“Não ‘cacei’ os autores do roubo, como alegado, nem dei nenhuma instrução para que isso ocorresse”, escreveu ele à comissão. A comissão, no entanto, questionou a explicação do chefe de Estado relativa à origem do dinheiro, apontando que os animais permanecem na fazenda mais de dois anos depois da alegada venda.

“Achamos que o presidente tem um caso a responder sobre a origem da moeda estrangeira que foi roubada, bem como a transação subjacente a ela”, disse o relatório. “O presidente abusou de sua posição como chefe de Estado para investigar o assunto e buscar a ajuda do presidente da Namíbia para prender um suspeito.”

Um dos homens mais ricos da África do Sul, Ramaphosa ascendeu à Presidência em 2018, com discurso de combate à corrupção, em contraponto com os escândalos que atingiram seu antecessor, o ex-presidente Jacob Zuma.

O escândalo também ocorre num momento delicado para Ramaphosa, em meio a disputas internas no seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC). No momento, Ramaphosa ambiciona ser reeleito para a liderança do partido no congresso partidário marcado ainda para este ano, algo que lhe permitiria recandidatar-se à presidência da África do Sul em 2024.

O porta-voz do presidente, Vincent Magwenya, chegou a dizer que Ramaphosa faria um discurso à nação nesta quinta, mas voltou atrás. Segundo o porta-voz, Ramaphosa passou o dia consultando atores políticos sobre suas opções.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

veja-bares-em-ribeirao-preto-para-ver-brasil-x-camaroes-na-copa-do-mundo

G1 Mundo

Veja bares em Ribeirão Preto para ver Brasil x Camarões na Copa do Mundo

Veja algumas opções de lugares para torcer pela seleção. Depois do jogo, o pagode do grupo Diproposito rola para animar a torcida nesta sexta-feira. Endereço: Arena Eurobike - Avenida Costabile Romano, s/n, bairro Ribeirânia; Informações: pelas redes sociais do estabelecimento; Ingressos: variam de R$ 100 a R$ 240. À venda pela internet; Horário: sexta-feira (2), a partir das 14h. Selfie para registrar a torcida pelo Brasil em Ribeirão Preto — […]

today2 de dezembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%