G1 Mundo

Presidente de Portugal não dissolve Parlamento, mas diz que será mais assertivo com governo

today4 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Com o país em crise institucional, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um discurso com avisos ao primeiro-ministro António Costa nesta quinta-feira (4). Esperava-se que, em seu discurso, Marcelo Rebelo pudesse até mesmo demitir Costa e dissolver o Parlamento, o que não aconteceu.

Em sua fala, transmitida pela TV, ele afirmou que o governo precisa preservar sua credibilidade e que ele, Marcelo Rebelo, vai ser mais assertivo em sua relação com a gestão governamental, mas que o mais importante, neste momento, é a estabilidade política para ajudar os portugueses a lidar com a a inflação.

Os partidos de oposição haviam pedido para que o presidente dissolvesse o Parlamento por causa de uma crise política que se instalou no país nos últimos dias (leia mais abaixo).



Apesar de não ter dissolvido o Parlamento, Marcelo Rebelo disse que ele poderia fazer isso se o governo perder credibilidade.

A companhia aérea portuguesa TAP é subordinada ao Ministério de Infraestrutura de Portugal.

O premiê português, António Costa, fala observado pelo presidente de seu país, Marcelo Rebelo de Sousa, em março de 2022. — Foto: Rodrigo Antunes/ Reuters

A empresa pagou US$ 550 mil a um ex-membro do conselho de maneira irregular. Há quatro meses, quando o pagamento veio à tona, um ministro caiu.

No Parlamento, há uma comissão de investigação sobre a TAP. Um funcionário do ministério disse que o atual ministro, João Galamba, queria mentir à comissão.

Quando essa acusação foi divulgada, Galamba pediu demissão ao primeiro-ministro, António Costa.

O primeiro-ministro, que chefia o governo do país, recusou o pedido de demissão do ministro de Infraestrutura.

Marcelo Rebelo de Sousa criticou duramente e de forma pública a decisão de António Costa. Em Portugal, o presidente é o chefe de Estado – ele não interfere nas decisões do Executivo, mas tem o poder de dissolver o Parlamento e de demitir o primeiro-ministro, além de chefiar as Forças Armadas.

António Costa, do Partido Socialista, é um dos líderes de governo mais fortes e consolidados da Europa. Está no poder desde 2015 – este é seu terceiro mandato consecutivo. E, no ano passado, ganhou com maioria absoluta e sem necessidade de fazer coalizão com outros partidos para alcançar o número mínimo de assentos no Parlamento.

A crise política entre os dois líderes complicou a situação de Portugal, que já vive em um cenário de inflação e taxas de juros toda a Europa

Costa, embora tenha conquistado maioria absoluta, vive um terceiro mandato complicado. Mais de dez ministros e secretários de Estado deixaram seus cargos no ano passado, dois deles ligados a um escândalo na companhia aérea TAP desencadeado por uma indenização irregular a um membro do conselho.

Rebelo de Sousa, uma figura carismática frequentemente vista no supermercado ou tomando um sorvete nas ruas de Lisboa, foi eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2021 por uma vitória esmagadora.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-derruba-drone-perto-de-base-aerea-da-crimeia

G1 Mundo

Rússia derruba drone perto de base aérea da Crimeia

Houve uma série de incidentes parecidos nos últimos dias. Imagem de drone militar MQ-9 Reaper — Foto: Jam Sta Rosa/AFP Um drone foi derrubado nesta quinta-feira (4) perto da base aérea russa de Sebastopol, na península ucraniana da Crimeia, disseram autoridades locais. Houve uma série de incidentes semelhantes nos últimos dias. O governador da cidade onde está baseada a Frota Russa do Mar Negro, Mikhail Razvozhaiev, afirmou que por volta […]

today4 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%