G1 Mundo

Presidente do Congo é reeleito após eleição contestada

today31 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Felix Tshisekedi, foi reeleito para um segundo mandato com mais de 73% dos votos na eleição de 20 de dezembro, de acordo com a comissão eleitoral do país.


Material de campanha de Felix Tshisekedi, da República Democrática do Congo — Foto: Justin Makangara/Reuters



A comissão eleitoral da República Democrática do Congo afirmou neste domingo (31) que o atual presidente do país, Felix Tshisekedi, foi reeleito para um segundo mandato com mais de 73% dos votos na eleição de 20 de dezembro.  

Denis Kadima, chefe da comissão eleitoral, disse que Tshisekedi, o atual presidente, obteve mais de 13 milhões de votos de um total de 18 milhões de votos válidos. Ele disse também que o comparecimento foi superior a 43%. 

A oposição tem feito protestos contra a eleição.

Partidos políticos, candidatos e seus representantes têm dois dias para contestar o resultado da eleição no Tribunal Constitucional. A corte, então, tem sete dias para decidir sobre o caso e proclamar o resultado final. 

O favorito da oposição, Moise Katumbi, que ficou em segundo lugar com 18%, já descartou uma contestação legal dos resultados da Comissão Eleitoral. Ele afirma que as instituições estatais não são independentes de fato. Outros candidatos da oposição não disseram se vão contestar os resultados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-pessoas-para-quem-nao-estamos-entrando-em-2024

G1 Mundo

As pessoas para quem não estamos entrando em 2024

Enquanto muita gente comemora a chegada de 2024, há outros calendários em uso no mundo todo que indicam um ano completamente diferente. O fato é que estamos entrando no ano de 2024 de acordo com o calendário gregoriano, que é adotado na prática pela maior parte dos países. Esse calendário, baseado no ciclo solar, foi introduzido pelo papa Gregório 13 em 1582. E surgiu como uma reformulação do calendário juliano, […]

today31 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%