O presidente do conselho da rede britânica BBC, Richard Sharp, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira (28) após uma denúncia de que ele facilitou um empréstimo para o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson quando era diretor de um banco.
Segundo uma investigação do órgão fiscalizador de nomeações públicas do governo britânico, a suspeita é que Sharp, que era banqueiro antes de assumir a rede pública, violou as regras para nomeações públicas ao não divulgar a facilitação para o empréstimo.
O Conselho da BBC não tem interferência editorial na rede, cujo conteúdo é totalmente independene.
Ainda assim, o caso, segundo o órgão, pode implicar um conflito de interesses, já que o empréstico pode ter influenciado em sua nomeação ao cargo – o cargo de presidente é apontado pelo governo do Reino Unido.
O executivo, que assumiu o posto em 2021, durante a gestão de Johnson, negou as irregularidades. Mas disse que renunciaria para manter a integridade da BBC. Ele vai deixar o cargo até o fim de junho para que a direção encontre um susbstituto seu.
“Decidi que é certo priorizar os interesses da BBC”, disse Sharp em um comunicado. “Portanto, nesta manhã, renunciei ao cargo de presidente da BBC para o secretário de Estado e para o conselho.”
Questionado por repórteres sobre o caso em Londres nesta manhã, Boris Johnson não quis se pronunciar.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)