G1 Mundo

Presidente do Egito vence eleições e terá terceiro mandato até 2030

today18 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

O atual presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, venceu as eleições de seu país e garantiu um terceiro mandato, segundo resultados anunciados nesta segunda-feira (18) pelo tribunal eleitoral do país.

Al-Sisi, segundo o tribunal, obteve 89,6% dos votos em uma disputa ofuscada pela guerra em Gaza e por uma crise econômica interna.

O presidente egípcio já comanda o país há dez anos, e, no novo mandato, com duração de seis anos, governará até 2030.



Sisi concorreu contra três outros candidatos, todos com pouco apoio. Pesquisas durante a campanha já apontavam que a possibilidade de alguns deles vencer al-Sisi era muito baixa. No entanto, o segundo colocado afirmou que sua campanha foi parcialmente censurada por autoridades e que dezenas de apoiadores foram presos.

Sisi foi eleito presidente pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2018, ambas as vezes com 97% dos votos – em 2018, seu governo aumentou o mandato presidencial de quatro para seis anos.

A participação nas eleições presidenciais do Egito, que ocorreram por três dias durante a semana passada, foi de 66,8%.

As eleições foram marcadas por um grande esforço para mobilizar os eleitores, apesar da apatia generalizada e impulsionar a participação acima dos 41% registados nas eleições anteriores, em 2018.

Avião da FAB com brasileiros repatriados da Faixa de Gaza decola no Egito

Avião da FAB com brasileiros repatriados da Faixa de Gaza decola no Egito

As eleições egípcias foram ofuscadas pela guerra entre Hamas e Israel, que acontece perto da fronteira nordeste do Egito e acabaram arrastando o país para o conflito.

Principalmente pelo fato de a única saída atual de pessoas da Faixa de Gaza ocorre na cidade fronteiriça de Rafah, que divide a Faixa de Gaza e o Egito.

Além disso, ao lado do Catar, Al-sisi tem atuado como mediador entre os dois lados, principalmente nas negociações para a liberação de reféns, o que aumentou a popularidade do presidente egípcio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-153-vagas-de-emprego-nesta terca-feira-(19)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 153 vagas de emprego nesta terça-feira (19)

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 40 vagas – Pintor Industrial Experiência comprovada em Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Fundamental 21 vagas – Ajudante de Obras Experiência não exigida Escolaridade: Ensino Fundamental completo 15 vagas – Balconista de Farmácia  Experiência na função Escolaridade: Ensino Médio completo 15 vagas – Operador de Caixa Experiência na função Escolaridade: Ensino Médio 15 vagas – Farmacêutico  Experiência na função Escolaridade: Ensino Superior completo na área, CRF Ativo […]

today18 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%