Prefeitura de Guarujá

Presidente do Sebrae destaca a importância de garantir oportunidades apesar das crises

today9 de junho de 2022 14

Fundo
share close

Em Guarujá, Tirso Meirelles participou do evento nesta quinta-feira (9); Cidade montou projeto inovador ao apostar em cursos de qualificação on-line durante a pandemia de covid-19

Transformar o impossível em oportunidade é a grande lição aprendida com a pandemia mundial de covid-19, segundo o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles. Ele participou do painel Sebrae – Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento, que faz parte da programação da 5ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, realizado no Casa Grande Hotel Resort e Spa, em Guarujá.

“É fundamental avaliar a vocação de sua cidade e região, identificar lideranças que possam te apoiar e elaborar um plano de ação a médio e a longo prazos. Inovar sempre fez parte do nosso normal”, explicou Meirelles. Com o tema O Brasil que a Nação Deseja, o encontro tem alcance nacional e é uma realização da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com apoio de outras entidades municipalistas e da Prefeitura de Guarujá.

O encontro também serve como comprovação da retomada da agenda de eventos de porte, fortalecendo o turismo de negócios, uma das principais vocações econômicas da Cidade.

Exemplo



Guarujá é exemplo dessa realidade mostrada pelo presidente do Sebrae-SP. Durante a crise provocada pela covid-19, com a economia retraída, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) investiu ainda mais na oferta de qualificação profissional gratuita, inovando ao oferecer diversos cursos on-line a fim de combater o desemprego, e manter as medidas de segurança e higiene em tempos de pandemia.

Nos últimos cinco anos, a Cidade já formalizou mais de 16 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), superando os 13 mil criados entre 2008, ano da criação do programa, e 2016. Só em 2021, foram quatro mil novos MEIs, com uma média de 350 formalizações por mês.

O bom resultado é fruto da política de incentivo ao empreendedorismo como forma de aquecer a economia local, fomentada pela Prefeitura de Guarujá. Desde 2017, é cumprida uma agenda mensal de cursos, sendo que muitos desses foram realizados diversas vezes ao longo deste ano.

Hoje, a Administração Municipal estabelece junto ao Sebrae Baixada Santista o Plano de Desenvolvimento Local, intitulado Desenvolve Guarujá, que consiste no maior programa de capacitação empreendedora da história do Município, somando mais de 2 milhões em investimentos.

Segundo o titular da Sedep, o propósito maior é fazer do empreendedorismo uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, algo que vai além de investir na capacitação de novos empreendedores, mas ainda criar um ambiente favorável e atrativo para que novas empresas surjam e prosperem.

“Para isso, investimos em políticas públicas permanentes de apoio ao empreendedorismo, como o Sebrae Aqui, agenda de cursos, eventos, programa de crédito e incentivos fiscais. Em uma época com tantos desafios, apostar no empreendedorismo é apostar na capacidade da nossa gente, é construir junto um ciclo virtuoso de renda, emprego e oportunidade pra todos”, destaca o secretário da Sedep.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-comeca-a-aplicacao-da-4a-dose-contra-covid-para-maiores-de-50-anos-e-profissionais-da-saude-a-partir-desta-sexta-feira

G1 Santos

São Vicente começa a aplicação da 4ª dose contra Covid para maiores de 50 anos e profissionais da saúde a partir desta sexta-feira

Imunização é oferecida em 26 UBS’s e ESF’S, além do posto móvel no shopping Brisamar. São Vicente inicia a aplicação da 4ª dose contra Covid para maiores de 50 anos e profissionais da saúde a partir desta sexta-feira (10) — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente Moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo, com mais de 50 anos e profissionais da saúde estão aptos a receber a quarta dose […]

today9 de junho de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%