G1 Mundo

Presidente ucraniano diz que “ameaça séria” permanece na usina nuclear de Zaporizhzhia

today2 de julho de 2023 7

Fundo
share close

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou neste sábado (1º) que uma “ameaça séria” permanecia na usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pelos russos, e disse que a Rússia estava “tecnicamente pronta” para provocar uma explosão localizada na instalação.

Zelensky citou a inteligência ucraniana como fonte de suas informações.

“Há uma ameaça séria porque a Rússia está tecnicamente pronta para provocar uma explosão local na estação, o que pode levar a uma liberação (de radiação)”, disse Zelensky em entrevista coletiva conjunta em Kiev com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em visita.



Ele não deu mais detalhes.

Ele pediu maior atenção internacional à situação na instalação no sudeste da Ucrânia, que é a maior usina nuclear da Europa. Também pediu sanções à estatal russa Rosatom.

Sánchez disse que, ao visitar a capital ucraniana no momento em que a Espanha inicia a presidência rotativa de seis meses da UE, ele queria enfatizar seu apoio à Ucrânia. A Espanha fornecerá um pacote financeiro adicional de 55 milhões de euros para a Ucrânia para ajudar a economia e as pequenas empresas, disse ele.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada perto da cidade de Enerhodar, no sul da Ucrânia, foi ocupada pela Rússia desde o início de março do ano passado, logo após a invasão de Moscou.

A Rússia já havia negado as acusações de Kiev de que a Rússia estava preparando uma explosão na usina. Kiev e Moscou acusaram-se mutuamente de bombardear a vasta instalação.

A Ucrânia, então parte da União Soviética, sofreu o pior acidente nuclear do mundo em 1986, quando nuvens de material radioativo se espalharam por grande parte da Europa após uma explosão e incêndio na usina nuclear de Chernobyl.

VÍDEOS: veja os mais recentes do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

obras-de-reurbanizacao-e-de-viaduto-da-vila-dos-pescadores-sao-iniciadas-em-cubatao,-sp

G1 Santos

Obras de reurbanização e de viaduto da Vila dos Pescadores são iniciadas em Cubatão, SP

As obras de reurbanização e do futuro viaduto da Vila dos Pescadores, em Cubatão (SP), foram iniciadas., segundo a prefeitura. A estrutura com extensão de 375 metros ligará o bairro com a Avenida Tancredo Neves, garantindo maior mobilidade para os moradores. A conclusão das obras está prevista para julho de 2024. Segundo a Prefeitura de Cubatão, a comunidade da Vila dos Pescadores possui atualmente cerca de 15 mil pessoas. O […]

today1 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%