G1 Mundo

Preso, Pedro Castillo divulga carta em que diz ter sido sequestrado e chama nova presidente do Peru de ladra

today12 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Ex-presidente peruano foi preso na semana passada após tentar dissolver o parlamento do país. Mesmo tendo sofrido impeachment, Castillo diz que ‘não renunciará’ ao cargo de presidente.


Preso, Pedro Castillo divulga carta em que diz ter sido ‘sequestrado’ e chama nova presidente do Peru de ‘ladra’ — Foto: REUTERS/Sebastian Castaneda



Em uma carta divulgada nesta segunda-feira (12), o ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, que foi preso na semana passada após tentar dissolver o parlamento do país, afirma ter sido “sequestrado” e diz estar se sentindo humilhado.

Dedicada ao “querido povo peruano grandioso e paciente”, a carta, escrita da prisão, foi compartilhada no Twitter oficial do ex-líder do país.

“Eu, Pedro Castillo, o mesmo que há 16 meses foi eleito por todos vocês para servir como presidente constitucional da República”, escreve o ex-presidente.

No documento, ele define os últimos acontecimentos como “o momento mais difícil” de seu mandato e afirma ter sido maltratado e estar incomunicável.

“Falo agora para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que detenho como presidente e não renunciarei ou abandonarei minhas altas e sagradas funções”, diz o ex-presidente.

Castillo, no entanto, sofreu impeachment horas após anunciar a dissolução do parlamento e, na tarde da própria quarta-feira, sua vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu seu lugar à frente da nação latino-americana. À ocasião, ela afirmou que os atos de Castillo haviam sido uma tentativa de golpe de Estado.

“O que foi dito recentemente por uma usurpadora não passa de jogo sujo e baboseira da direita golpista. Portanto, o povo não deve cair no jogo sujo das novas eleições”, escreve o ex-presidente na carta.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dentro-do-congresso,-deputado-do-peru-soca-colega-na-cara-pelas-costas;-veja-video

G1 Mundo

Dentro do Congresso, deputado do Peru soca colega na cara pelas costas; veja vídeo

O deputado Pasión Dávila foi atrás do colega Juan Burgos, se aproximou por trás e, sem que Burgos pudesse perceber, deu um soco em seu rosto. Logo depois, Dávila voltou correndo para o seu lugar —Burgos o seguiu, mas outros deputados entraram no meio e impediram que houvesse mais violência. A sessão do Congresso foi suspensa depois do incidente. Imagem do Congresso do Peru — Foto: REUTERS/Angela Ponce A nova […]

today12 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%