G1 Santos

Preto no Réveillon? Adeptos explicam escolha inusitada e mito de má sorte

today31 de dezembro de 2023

Fundo
share close

O tatuador Matheus Roqueti, de 33 anos, é um dos que se arriscam no “pretinho básico” para as festas de fim de ano. Ele já passou o Ano Novo de rosa, branco e até cinza, mas disse ao g1 se sentir melhor vestindo preto.

“Geralmente eu passo [de preto]. Às vezes, passo de branco, mas não é uma coisa que eu me ligue. É o que está mais fácil… eu não me programo para isso. Se eu abro a gaveta e falo ‘ah, essa camisa aqui’, eu pego. ‘Ah, tá bom, vai ser essa hoje’”, contou.

O tatuador não tem costume de sair de casa com a finalidade única de comprar uma camiseta para o Réveillon. Além disso, o estilo dele consiste em cores escuras e/ou neutras.



“É a minha roupa padrão. Em 2023, provavelmente eu vá passar, porque na minha gaveta só tem camisa preta atualmente. Umas cinzas, mas mais preta”.

Para Matheus, a crença de má ou boa sorte é uma besteira, pois as coisas acontecem independentemente da cor da roupa. “Não existem energias, coisas que atraem ou ‘desatraem'”, opinou.

Apesar de preferir o preto, ele já usou cinza e branco para passar a virada do ano — Foto: Arquivo pessoal

Primo de Matheus, o videomaker Guilherme Roquete Lopes, de 32 anos, contou ao g1 que já usou a cor diversas vezes na virada. Ele não tem o costume de tirar fotos no Ano Novo, mas registrou um momento com a namorada, Fernanda, durante o Natal deste ano. Os dois usaram preto na ocasião (veja abaixo).

“Não tenho uma resposta do porquê. Eu nunca usei por questão de superstição nem nada, é uma cor que é minha identidade”, afirmou.

Apesar de transitar também pelo branco e amarelo, Guilherme tem o hábito de vestir camisetas pretas na Virada do Ano há algum tempo. Para ele, a aposta não vai muito além de uma questão estética, pois que acredita que a cor o deixa mais esguio.

Guilherme não costuma tirar fotos no Réveillon, mas imagem que passou o Natal deste ano de preto (ao lado da namorada Fernanda) — Foto: Arquivo pessoal

A aposentada Maria Luiza Fernandes, de 79 anos, disse que quase não veste outras cores além do preto. Na virada, para receber 2024 com bastante proteção, a santista apostará em um modelo que tem o costume de usar no dia a dia: um vestidinho preto longo.

“Sempre gostei da cor preta. Meu guarda-roupa é 90% preto, não somente por gostar da cor, mas porque acho que me dá sorte e proteção. Então, na virada do ano, para quê mexer em time que está ganhando?”, questionou, desejando um feliz Ano Novo.

Maria Luiza, de 79 anos, acredita que o preto traz proteção — Foto: Arquivo pessoal

Ao g1, a taróloga santista Monica Sarah disse que há muitas dúvidas sobre o uso do preto na virada do ano. Há bastante preconceito, mas a tonalidade, de acordo com ela, significa proteção. Em uma festa de Réveillon, é provável que a maioria esteja vestida com cores claras, então quem opta pelo tom escuro se destaca.

“Sempre existiu esse preconceito, as pessoas atribuem [o preto] ao luto aqui no Brasil. Eles acham que usar o preto é estar de luto, e não é. Você pode ver que alguns magos, em rituais, usam o preto para se defender de energias ruins”, disse.

Ela disse que usar a cor escura no Ano Novo pode atrair olhares, inclusive de pessoas questionando sobre o calorão que faz nessa época. Assim como o branco, porém, o preto pode representar um pedido de paz e de reescrever as páginas da vida.

“Está todo mundo de branco, você chega de preto, vão dizer que você é gótico, tá?”, brincou. “Mas você vai se tornar o ‘diferentão’ do grupo. Não tem um significado ruim, sério mesmo. Muitas pessoas, inclusive, optam por passar o Réveillon de preto e branco, e está correto”.

Taróloga Monica Sarah atende na Baixada Santista e acredita que não usar preto no Réveillon não traz má sorte — Foto: Reprodução/Instagram

Com qual cor passar a virada?

Segundo Monica, a cor de 2024 é a apricot, um tom de laranja suave que se mistura com rosa. Mas, como a maioria já sabe, o branco é a aposta tradicional para o Réveillon. Quem usa a cor na roupa está buscando paz, sabedoria e bondade. Outra muito usada é o prateado, que, para ela, está ligada à modernidade.

O dourado tem a finalidade de atrair maior magnetismo pessoal, fartura e dinheiro. Monica salientou que muita gente escolhe a tonalidade quando está encerrando ciclos e planejando coisas diferentes. Para quem busca o amor ou se “destacar em meio à multidão”, uma boa pedida é o vermelho.

O azul proporciona serenidade, paz interior e harmonia, já o verde simboliza sorte, vigor, equilíbrio, saúde e fertilidade. Talvez por isso muita gente acredite que usar a cor no fim de ano atraia gravidez.

Segundo a taróloga, o rosa é recomendado para paz e encontrar o amor verdadeiro ao mesmo tempo, já que é uma mistura do branco com o vermelho. O laranja não é muito comentado, mas Monica o indica para quem busca alegria, uma “força diferente”, vitalidade e juventude para se reeguer.

Réveillon em Santos terá shows pirotécnicos de 14 minutos e homenagem a Rita Lee na virada do ano — Foto: Arquivo/Prefeitura de Santos

Escolher bem a roupa íntima da virada é mesmo importante? Bem, de acordo com a taróloga, a tradição é antiga, mas funciona praticamente da mesma forma que a roupa normal.

Segundo Monica, alguém pode odiar uma cor, mas ela é a indicada do ano para trazer sorte. Para algumas pessoas, usar a tonalidade na roupa de baixo seria um artifício para “não se expor” e, ainda assim, atrair o que se almeja. Ela citou o preconceito de alguns homens com a cor rosa, por exemplo.

Para quem acredita no poder dos cristais, a pedra do ano será a sodalita, ideal para quem busca paz e uma boa espiritualidade. Ela tem um forte poder no intelecto e ajuda na clareza das ideias para tomar decisões, disse a taróloga.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ano-novo-2024

G1 Mundo

Ano Novo 2024

Transmitido ao vivo em 31/12/2023 00h00 MAIS DO G1 Escalada na guerraHá 5 horas Mundo 💰💰💰Sorteio deste domingo terá transmissão no g1.Há 18 horas Loterias Há 7 horas Itapetininga e Região Mobilidade verdeHá 6 horas Política Réveillon 2024Há 3 horas Meio Ambiente Há 5 horas Jornal Nacional 34,9ºCHá 7 horas São Paulo

today31 de dezembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%