G1 Santos

Previsão de chuvas fortes e intensas faz Baixada Santista entrar em estado de atenção

today28 de agosto de 2023 1

Fundo
share close

A segunda-feira (28) começou chuvosa na Baixada Santista, litoral de São Paulo, assim como foi o final de semana. E, a previsão é que o tempo se mantenha dessa forma até a próxima quarta-feira (30) com chuvas fortes e persistentes, segundo o Instituto Climatempo. A Defesa Civil de Santos informou que a cidade está em estado de atenção quanto ao risco de deslizamentos. (veja mais abaixo)

O Climatempo informou há grande formação de nuvens sobre a região e forte infiltração marítima. Estes são os motivos, de acordo com o instituto, para as chuvas intensas previstas principalmente até terça-feira (29). A previsão é que as temperaturas permaneçam amenas nos próximos dias.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), as precipitações nos últimos três dias somaram 177 mm em Bertioga, 139 mm no Guarujá, 125 mm em Santos e 120 mm em Cubatão.



A Defesa Civil de Santos, informou, em nota, que por conta do elevado acumulado de chuva dos últimos dias ainda existe o risco de deslizamentos, especialmente no caso de novas chuvas.

O órgão reitera que os moradores que vivem em áreas consideradas de risco devem estar atentos aos sinais de instabilidade de encostas e nas moradias, como trincas, abatimentos, inclinação de estruturas. Caso algo semelhante seja observado, a orientação e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

De acordo com a Defesa Civil de Santos, o acumulado pluviométrico do mês é de 191,5 mm — portanto, em 72h choveu o equivalente a 65,4% do volume.

“As vistorias em áreas de riscos continuam em andamento como medida de prevenção. Os morros da cidade se encontram em nível de atenção, contudo, sem ocorrências”, disse o órgão, que solicitou que os cidadãos se cadastrem no serviço de SMS da Defesa Civil (40199), para recebimento de avisos via celular.

Em Bertioga, onde foi registrado o maior acumulo pluviométricos nas últimas 72h pelo Cemaden, a Defesa Civil do município revelou que o órgão segue atento e realizando vistorias de rotina em áreas de maior vulnerabilidade do município e que, até o momento, não foram registradas ocorrências decorrentes das chuvas.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘vortinha-de-levis’-quer-conscientizar-sobre-importancia-do-esporte-para-a-saude-mental

Prefeitura de Guarujá

‘Vortinha de Lévis’ quer conscientizar sobre importância do esporte para a saúde mental

Evento contará com a presença da lutadora de MMA Bruna Brasil No dia 2 de setembro, as areias das praias das Astúrias e Pitangueiras irão receber a 1ª Vortinha de Lévis, caminhada que visa conscientizar a população sobre a importância do esporte na promoção de saúde mental. A atleta de MMA Bruna Brasil é a convidada especial dos organizadores. A concentração será as 7 horas, na Ponta das Galhetas, Praia […]

today28 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%