G1 Mundo

Primeira ajuda por mar chega à costa de Gaza; Israel envia negociadores para fechar proposta de cessar-fogo

today15 de março de 2024 1

Fundo
share close

A embarcação, da ONG espanhola Open Arms, inaugura a entrada de ajuda humanitária por mar a Gaza, à revelia de Israel. Os Estados Unidos, que vêm se distanciando do governo israelense, também enviaram uma embarcação com suprimentos ao território palestino, que tem previsão para chegar na semana que vem.

A população de Gaza passou a receber, assim, ajuda humanitária por três vias:

  • Por terra — através de caminhões com envios de diversos países coordenados pela ONU;
  • Pelo ar — com os lançamentos aéreos feitos pelos EUA;
  • E, agora, por mar.



Se a nova rota marítima for bem-sucedida, ela poderá ajudar a aliviar a crise de fome que afeta Gaza, onde centenas de milhares de pessoas sofrem de desnutrição. A ONU e hospitais nas áreas mais afetadas do norte relataram que crianças estão morrendo de fome.

Mas o grande desafio é que as embarcações consigam atracar em Gaza — não há um porto para grandes embarcações no território. O navio da ONG Open Arms ficou parada na costa e descarregou os alimentos, transportados em uma estrutura flutuante anexa à embarcação (veja imagem acima), em botes de ONGs locais.

O governo de Israel disse que autorizou a operação e auxiliou no descarregamento das caixas de ajuda humanitária.

Já os EUA vão construir um porto provisório, mas as obras podem levar semanas para ficarem prontas. Enquanto isso, ONGs que atuam em Gaza começaram a montar, de forma improvisada, um píer temporário para receber a embarcação que chegou nesta sexta.

O navio da ONG espanhola transportou 200 toneladas de alimentos, provenientes de uma ONG europeia de distribuição de alimentos.

No entanto, as agências de ajuda humanitária têm dito repetidamente que os planos de levar ajuda por via marítima e aérea não serão suficientes para atender as vastas necessidades do território.

Negociações por cessar-fogo

Embarcação da ONG espanhola Open Arms, que transportou primeira leva de ajuda humanitária por mar à Faixa de Gaza, é visto da costa do território palestino, em 15 de março de 2024. — Foto: Mohammed Salem/ Reuters

Israel rejeitou a proposta, mas, no fim da tarde pelo horário local (início da tarde pelo horário de Brasília), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ter enviado uma equipe de negociadores para o Catar, onde as conversas estão sendo feitas.

O governo dos Estados Unidos afirmou que o envio da delegação israelense é um forte indicador de que os dois lados podem estar perto de um novo acordo, no qual Israel se comprometeria a para os bombardeios por meses, em troca da devolução dos reféns em poder do Hamas.

“Estamos cautelosamente otimistas de que as coisas estão se movendo na direção certa”, disse o porta-voz do governo dos EUA para assuntos de segurança, John Kirby, acrescentando que a proposta do grupo terrorista Hamas estava “dentro dos limites” do que os negociadores têm discutido nos últimos meses.

Os mediadores de Estados Unidos, Egito e Catar esperavam chegar a um cessar-fogo a tempo para o mês sagrado muçulmano do Ramadã, mas esse prazo expirou esta semana. O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, cujo país sediou as principais negociações neste mês, disse nesta sexta que ainda estava “trabalhando duro” para chegar a um acordo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sesc-bertioga-tem-programacao-focada-no-protagonismo-feminino-e-negro

G1 Santos

Sesc Bertioga tem programação focada no protagonismo feminino e negro

Espaço oferece oficinas, bate-papos e vivências sobre matrizes africanas e indígenas até dia 31 de março. Sesc Bertioga tem programação focada no protagonismo feminino e negro — Foto: Bruna Castro O Sesc Bertioga, no litoral de São Paulo, está com programação gratuita para atividades voltadas ao protagonismo feminino. O evento 'Maré Delas' oferece oficinas, bate-papos e vivências na visão de matrizes africanas até dia 31 de março (confira programação abaixo). […]

today15 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%