G1 Mundo

Primeiro avião com ajuda humanitária da Cruz Vermelha chega ao Sudão neste domingo

today30 de abril de 2023 4

Fundo
share close

“O carregamento de oito toneladas de ajuda humanitária inclui suprimentos cirúrgicos para ajudar hospitais sudaneses e voluntários sudaneses do Crescente Vermelho”, informou o CICV sobre o carregamento que chegou da Jordânia a um porto do Sudão.

O espaço aéreo do país está fechado desde o início do conflito.

Os confrontos começaram depois de uma ruptura entre o Exército e o grupo paramilitar RSF (Forças de Apoio Rápido, em português). Em outubro de 2021, os dois grupos se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder. Agora, o Exército e o RSF brigam pelo controle do país.



Os combates provocaram uma fuga em massa e agravaram a crise em um país de 45 milhões de habitantes, uma das nações mais pobres do mundo.

Em meio ao cenário de caos, centenas de detentos fugiram de três prisões, incluindo o presídio de segurança máxima de Kober, onde estavam presos ex-funcionários de alto escalão do regime deposto de Omar al Bashir.

O Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU expressou na sexta (28) preocupação por estas fugas.

“Estamos muito preocupados com a perspectiva de novos atos de violência em um clima de impunidade generalizada”, afirmou sua porta-voz, Ravina Shamdasani.

A disputa entre Abdel Fatah al Burhan e Mohamed Hamdan Daglo, que se aliaram em 2021 para tirar os civis do poder, surgiu a partir de planos para integrar as FAR ao Exército oficial.

Dezenas de milhares de pessoas estão tentando fugir do Sudão — Foto: GETTY IMAGES/BBC




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-no-paraguai:-3-desafios-que-proximo-presidente-do-pais-enfrentara

G1 Mundo

Eleições no Paraguai: 3 desafios que próximo presidente do país enfrentará

No entanto, o país apresenta uma série de problemas que são um desafio e devem cair no colo do próximo presidente, que será eleito neste domingo (30/4). O vencedor terá que enfrentar diversos desafios econômicos e sociais, como a evasão fiscal, a informalidade do trabalho, o forte impacto da seca e a pobreza que atinge principalmente camponeses e indígenas. Santiago Peña, candidato oficial do partido conservador, o Partido Colorado, enfrenta […]

today30 de abril de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%