Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Depois de ser liberado, o premiê foi levado para seu apartamento na capital, Bratislava.
O atentado aconteceu no último dia 15, na cidade Handlová. Ele chegou a correr risco de morte e foi submetido a uma operação. O suspeito, um ex-segurança de shopping de 71 anos, foi preso logo após efetuar os disparos.
Vídeo mostra momento em que primeiro-ministro da Eslováquia é baleado na rua
Fico foi atingido no abdômen e no braço. O vice-primeiro-ministro, Tomas Taraba, afirmou à rede inglesa BBC que as notícias do hospital são boas: “Pelo que eu sei, felizmente a operação foi bem, e acho que no fim das contas ele vai sobreviver, ele não corre risco de vida neste momento”.
Segundo Taraba, uma bala atravessou a barriga de Fico, e outra atingiu uma articulação.
Segundo o ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, Robert Fico foi cumprimentar um pequeno grupo de pessoas na rua após sair de uma reunião de governo quando foi alvejado pelo suspeito.
Ainda não se sabe quais foram as motivações do atirador, mas uma investigação inicial aponta “uma clara motivação política” por trás da tentativa de assassinato, disse o ministro. Foi instaurado um processo criminal por tentativa de homicídio premeditado para apurar o ocorrido.
Robert Fico foi levado de helicóptero a um hospital em Bratislava, onde foi submetido a uma cirurgia. Segundo a imprensa local, paramédicos disseram que Fico estava consciente durante o trajeto de helicóptero.
Eleito em 2023, o primeiro-ministro Robert Fico, de 59 anos, é nacionalista, “antivax” e já expressou posições anti-imigração de muçulmanos para a Eslováquia. Na política externa, ele é visto como pró-Rússia e contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia. (Leia mais abaixo)
Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado no abdômen
Seguranças do premiê que o acompanhavam prenderam o autor dos disparos. O vídeo acima mostra a situação instantes após ele ser ferido.
O vídeo do ataque mostra o premiê se aproximando de um carro cambaleando, sendo apoiado por outros homens que estavam em volta dele. Nas imagens, os homens o ajudam a entrar no carro.
Momento em que primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, é levado após ser baleado por um homem na rua, em 15 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/ arte g1
Segundo informações do site de notícias eslovaco Aktuality, nenhuma das poucas pessoas que esperavam Fico na rua vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas o autor dos tiros, um idoso de outra cidade, tinha um cartaz em mãos e parece protestar contra o premiê.
Segundo a imprensa eslovaca, o atirador era membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O Aktuality também disse que o idoso já fez publicações contra imigrantes e pró-Rússia nas redes sociais.
O filho do suspeito disse ao Aktuality que seu pai tinha licença para posse de armas, mas afirmou estar “em choque” com o ataque.
“Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que meu pai pretendia, o que ele planejou, o que aconteceu”, disse o filho, segundo o site eslovaco.
A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputová, condenou em nota o “brutal” ataque sofrido por Fico, e lhe desejou uma pronta recuperação.
O líder da oposição, Michal Šiimečka, reafirmou que seu grupo político não tem relação com o atentado.
Homem é detido após o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, ser baleado no dia 15 de maio de 2024 — Foto: Radovan Stoklasa/Reuters
A posição da Eslováquia é relativamente importante, já que o país faz parte da Organização Militar do Atlântico Norte, a aliança militar do Ocidente.
O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social, que diz ser imposto a partir de Bruxelas.
Fico já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por esses casais. Em questões econômicas, ele é visto como trabalhista, tendo implementado reformas que dão direito a aviso prévio, regras mais rígidas para horas extras e mais poder a sindicatos.
Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, em 2018 — Foto: Vladimir Smicek/AFP
Ele expressou posições anti-imigração de muçulmanos para o país e, em política externa, é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos EUA na Europa Central.
Durante a pandemia, na oposição, ele promoveu uma campanha de desinformação contra a Covid-19 e as vacinas, chegando a compará-las a armas biológicas.
Fico já havia sido premiê em outros dois períodos, entre 2006 e 2010, e entre 2012 e 2018. Desta última vez, ele renunciou ao cargo ao ser pressionado pela oposição, depois do assassinato de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo.
Mapa da Eslováquia com a cidade de Handlová, onde o primeiro-ministro, Robert Fico, sofreu atentado — Foto: Editoria de Arte/g1
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O caso aconteceu em um parque de diversões montado na Vila Junina, evento realizado no Kartódromo Municipal, no bairro Sítio do Campo. De acordo com o município, o brinquedo chama-se 'Surf' e tem como objetivo balançar o público, sentado em cadeiras, ao fazer movimentos circulares, imitando uma prancha do esporte aquático. A administração do parque de diversões informou ao g1 que a atração foi desativada para passar por avaliação e […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)