G1 Mundo

Primeiro-ministro de Portugal é alvo de buscas da polícia, diz jornal

today7 de novembro de 2023 10

Fundo
share close

Ainda de acordo com o “Público”, o chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária, foi detido pelos policiais dentro da mesma operação, parte de investigações do Ministério Público português sobre um suposto esquema irregular de exploração de lítio e venda de hidrogênio verde pelo governo local (leia mais abaixo).

O governo português ainda não havia confirmado que a casa de Costa, que cumpre su terceiro mandato, foi alvo da operação e nem as detenções até a última atualização desta reportagem. Mas confirmou que as sedes de ministérios e a casa do chefe de gabinete estão entre os locais onde a polícia realizou as buscas.

O Ministério Público português, que abriu em janeiro a investigação, afirmou que o ministro de Infraestrutura de Portugal é um dos suspeitos no caso. É a primeira vez que promotores nomeiam supostos envolvidos.



O Ministério do Meio Ambiente confirmou à agência de notícias portuguesa estatal Lusa que a polícia fez buscas em sua sede, em Lisboa.

A imprensa portuguesa também afirma que, além do chefe de gabinete, outras quatro pessoas foram detidas:

  • um consultor próximo ao primeiro-ministro;
  • o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Sines;
  • e dois executivos de empresas ligadas ao suposto esquema.

Por conta da operação, partidos de oposição a António Costa exigiram que o premiê se demita ou, caso ele se negue a isso, que o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolva o Parlamento e convoque novas eleições.

Após a confirmação da operação, António Costa se reuniu com Marcelo Rebelo de Sousa, e, também segundo o “Público”, os dois cancelaram suas agendas do dia.

Sousa cumpre seu terceiro mandato, o mais forte deles – em janeiro de 2022, após dissolver seu então governo de coalizões, venceu as eleições com maioria absoluta e, desde então, governa sem a necessidade de alianças.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-pais-latino-que-tem-a-maior-comunidade-de-palestinos-fora-do-mundo-arabe

G1 Mundo

O país latino que tem a maior comunidade de palestinos fora do mundo árabe

Grandes cidades latino-americanas têm sido palco de manifestações relacionadas à guerra, que desde então custou a vida a 1.400 israelenses, segundo Israel, e 10.000 palestinos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas. Neste contexto, o Chile tem uma particularidade: o país abriga a maior colônia de origem palestina fora do mundo árabe. E uma das mais antigas. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas no Chile pertençam […]

today7 de novembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%