G1 Mundo

Primo de presidente deposto em golpe no Gabão toma posse como presidente interino

today4 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

O novo líder, o general Brice Oligui Nguema, é primo do presidente deposto, Ali Bongo. Bongo havia vencido as eleições realizadas no país no fim de agosto, mas, alegando fraude nas eleições, o grupo de militares anunciou o golpe dias depois.

O Gabão, um dos maiores produtores de petróleo da África, tem mais de um terço da população abaixo da linha da pobreza, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Nguema, que foi jurado ao cargo nesta manhã, deve ficar no poder por cerca de três anos, até a realização de novas eleições no país. O general anunciou ainda um referendo para uma nova Constituição no país.



Civis celebram carro militar nas ruas de Porto Gentil, no Gabão, em 30 de agosto de 2023 — Foto: Gaetan M-Antchouwet/via REUTERS

O Gabão tem 2,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 30% vivem em condição de pobreza. O país foi governado pela família Bongo durante 56 anos, ou seja, todo o período depois de a nação se tornar independente da França.

Após o anúncio do golpe, na semana passada, centenas de pessoas foram às ruas em tom de comemoração pela saída de Bongo do poder – vídeos nas redes sociais mostram celebrações nas ruas.

Recentemente, o Níger também enfrentou um golpe. Uma junta militar tomou o poder no fim de julho. O país era uma das poucas democracias na região conhecida como Sahel – uma faixa no sul do deserto do Saara composta por dez países entre o Oceano Atlátinto e o Mar Vermelho.

Especialistas afirmam que a África tem se tornado um campo de batalha entre a Rússia e o Ocidente, com disputa por influência na região do Sahel. Recursos naturais abundantes em alguns países africanos são um ponto importante no interesse pela região.

Mapa mostra a localização geográfica de Gabão — Foto: Arte g1

Militares tomam poder em golpe de Estado no Gabão

Militares tomam poder em golpe de Estado no Gabão




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

100-anos-do-grande-terremoto-de-toquio:-as-fake-news-que-aumentaram-mortes

G1 Mundo

100 anos do grande terremoto de Tóquio: as fake news que aumentaram mortes

Entre as vítimas desse grande desastre natural ocorrido às 11h58 do dia 1º de setembro de 1923, havia também pessoas que foram massacradas por grupos de vigilantes. Formados por civis armados com lanças de bambu, espadas e armas, a princípio para controlar o caos que se seguiu ao Grande Terremoto de Kanto, eles acabaram fazendo milhares de vítimas com base em rumores como o de que coreanos estavam se revoltando […]

today4 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%