G1 Santos

Professora de escola estadual cria ‘Pelé em braille’ para aluno cego entender imagem do Rei: ‘emocionante’; VÍDEO

today9 de março de 2023 8

Fundo
share close

Uma professora de uma escola estadual em Guarujá, no litoral de São Paulo, emocionou os alunos ao adaptar um projeto sobre Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para um estudante cego. Ao g1, Marcela Pimentel Leopoldino contou, nesta quinta-feira (9), que uma foto do Rei do futebol abraçando uma bola foi representada em braille [escrita tátil] para que o menino pudesse ‘sentir’ a imagem. “Não teve como não se emocionar”, disse a docente. (Veja o vídeo acima).

A iniciativa aconteceu na Escola Estadual Tancredo Neves, no bairro Jardim Primavera. Segundo a professora, o projeto ‘O Menino que foi Protagonista na sua História’ tem como objetivo apresentar Pelé aos alunos entre 9 e 10 anos. Nesta etapa, os estudantes deveriam representar a imagem do ex-jogador de uma maneira criativa.

Entre pinturas, esculturas e desenhos, Marcela também incentivou a inclusão social. Primeiro, ela pediu para que outro aluno desenhasse a imagem do ex-jogador. Depois, que uma professora auxiliar, e especialista em braille, completasse a obra com a punção [técnica de textura na página] para que o estudante cego também pudesse participar.



“Ele já conhecia o Pelé, pois ouvia as matérias [esportivas] e sabe bastante coisa sobre [o Rei do Futebol]. O resultado foi emocionante. [O aluno] enxergar através das suas mãos cada detalhe do ídolo, não teve como não se emocionar”, explicou a professora.

Professora cria ‘Pelé em braille’ para que aluno cego pudesse ‘sentir’ imagem do Rei — Foto: Reprodução

Protagonista da própria história

O projeto terá, inclusive, uma exposição em um dos corredores da escola nesta quinta-feira (9). Segundo a professora, representações das formas mais criativas foram feitas, com desenhos, cartazes e até maquetes.

O título da inicitativa, sobre o protagonismo de Pelé durante a vida dele, inclusive, é uma forma da professora incentivar os estudantes. Segundo Marcela, o Rei do Futebol foi um exemplo perfeito para usar como ‘modelo’.

“O aluno tem que ser protagonista. O Pelé foi protagonista na vida dele, pois veio de uma infância pobre, com muitas dificuldades e, mesmo assim, não desistiu. Lutou e chegou lá. Colocar o Pelé como referência é até mais fácil para os alunos entenderem”, finalizou Marcela.

De ‘bola do milésimo gol’ a cartaz sobre o Rei: projeto em escola homenageia Pelé — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-apos-perseguir-menina-de-13-anos-e-tentar-puxa-la-para-o-carro-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Homem é preso após perseguir menina de 13 anos e tentar puxá-la para o carro no litoral de SP; VÍDEO

Uma menina de 13 anos foi perseguida de carro por um homem que, antes de tentar puxá-la para dentro do veículo, teria dito uma série de palavras obscenas. O caso aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, e, conforme apurado pelo g1, nesta quinta-feira (9), o suspeito foi preso pela Polícia Militar (PM), que foi acionada pela família da garota. A adolescente havia ido à padaria e voltava […]

today9 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%