Prefeitura de Guarujá

Professora de Guarujá utiliza natureza como principal aliada em sala de aula

today11 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Há 22 anos lecionando na rede municipal de ensino, Andrea Góes vem ampliando a inclusão social de Pessoas com Deficiência (PCDs); projeto ganhou destaque em evento de Organização Mundial

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de Guarujá soma diversas conquistas na rede municipal de ensino. Na Escola Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha, a educadora Andrea Góes, servidora municipal há 22 anos, tem a natureza como potente aliada em sala de aula. A iniciativa foi inspirada a partir da chegada de cinco alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ganhou destaque no evento da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep).

Atualmente responsável por uma turma de 23 crianças da Educação Infantil, com idade entre 4 e 5 anos, foi no início deste ano letivo que a professora resolveu intensificar a exploração do meio ambiente. Isso porque com a chegada dos alunos com TEA, ampliar a inclusão social passou a ser uma prioridade ainda maior.

Pelo menos três vezes por semana os pequenos visitam um ‘Cantinho da Natureza’. O espaço é um jardim da unidade que abriga plantas e árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. Lá, existe a liberdade de conhecer cada ponto e participar de atividades do brincar livre com elementos como a água, o ar e a terra.

A iniciativa tem dado tão certo que a comunidade escolar já vê de perto a evolução no desenvolvimento das crianças, especialmente aquelas que possuem TEA. O resultado são comportamentos mais tranquilos e melhor socialização, por exemplo.



A educadora afirma que o sentimento de realização e alegria pelo crescimento dos alunos é constante. “Sempre que entramos na sala de aula, trabalhamos com base no respeito, amor e a troca de experiências. Com isso, temos a oportunidade de acompanhar o seu desenvolvimento saudável, além dos exemplos que eles passam a dar com base no que vêem aqui”, destaca.

Com apenas 5 anos de idade, a garotinha Valentina Sales, uma de suas alunas, enumera diversos aprendizados. “A lagarta vira uma borboleta colorida e com os galhos podemos contar até 10. É muito legal aprender com os meus amigos”, diz a pequena.

Destaque em Organização Mundial

Denominado “Recriar espaços e ambientes: Potencializando a natureza do brincar no cotidiano das infâncias”, em agosto deste ano o projeto ganhou destaque no evento da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep). A professora Andrea Góes apresentou o método de Guarujá em Praia Grande, cidade escolhida como sede para receber representantes de toda a Baixada Santista.

Cinco Básicos

Uma das premissas do projeto também é o ‘Cinco Básicos’, um conjunto de princípios baseados em evidências científicas que a escola e a família podem incluir na rotina para apoiar o desenvolvimento integral das crianças. Nesta ordem, são eles: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e da brincadeira; ler e discutir histórias.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-100%-de-aproveitamento-na-fase-de-grupos-no-futsal-feminino-sub-21

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem 100% de aproveitamento na fase de grupos no futsal feminino sub-21

Boxe conquista uma medalha de prata e duas de bronze; capoeira garante a quarta colocação geral da competição e uma medalha de prata A equipe de futsal feminino sub-21 de Guarujá finalizou a fase de grupos, na última terça-feira (10), com 100% de aproveitamento e liderança garantida, na 85ª edição dos Jogos Abertos Baby Barioni, em São José do Rio Preto. Ao todo, o time marcou oito gols e sofreu […]

today11 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%