G1 Santos

Profissionais da enfermagem protestam em defesa do piso salarial da categoria em Santos, SP

today7 de setembro de 2022 30

Fundo
share close

Eles reivindicaram, nesta quarta-feira (7), pelo piso salarial da categoria, que foi suspenso pelo Superior Tribunal Federal (STF) no último domingo (4).

Profissionais da enfermagem em Santos realizaram manifestação, nesta quarta-feira (7), em defesa ao piso salarial da categoria — Foto: Leandro Sampaio/g1



Profissionais de enfermagem da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, se reuniram em Santos, na manhã desta quarta-feira (7), para uma manifestação pacífica em defesa do piso salarial da categoria. As novas faixas de remuneração tinham sido aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro, mas a lei foi suspensa pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (4).

Mesmo com chuva, a manifestação começou às 9h na Praça da Independência, no bairro Gonzaga. Dezenas de profissionais da área da enfermagem reivindicaram o piso salarial. Durante o ato, a categoria usou roupa preta para simbolizar o luto, apitos e os jalecos. Os profissionais também seguraram cartazes durante a manifestação.

Profissionais da enfermagem usaram cartazes pedindo respeito com a profissão durante manifestação na manhã desta quarta-feira (7) em Santos, SP — Foto: Leandro Sampaio/g1

Em entrevista à TV Tribuna, o diretor do Sindicato dos Servidores Estatuários Municipais de Santos (Sindest), Daniel Gomes, afirmou que o movimento foi realizado para “fazer Justiça para essa categoria que tanto cuida da gente”.

Segundo Gomes, a luta pelo piso salarial acontece há mais de 30 anos. “Foi aprovada recentemente, passou por todas as comissões da Câmara dos Deputados, passou por todas as comissões do Senado Federal, foi aprovada por quase unanimidade nas duas casas, foi promulgada pela Presidência da República e aí os sindicatos das empresas de Saúde entraram com ação no Supremo Tribunal Federal dizendo que teriam que demitir funcionários porque não aguentariam pagar o piso”, reclamou.

Diretor do Sindest afirmou que o movimento foi realizado em Santos, nesta quarta-feira (7), para ‘fazer Justiça para essa categoria’ — Foto: Leandro Sampaio/g1

O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, no último domingo (4), a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que cria o piso salarial da enfermagem.

A decisão do ministro é válida até que sejam analisados dados detalhados dos estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso. Essas informações devem ser enviadas ao STF em até 60 dias.

Barroso ressaltou que é preciso valorizar a categoria, mas que neste momento “é necessário atentar aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados.

Profissionais da enfermagem fazem ato em defesa ao piso salarial da categoria em Santos

Profissionais da enfermagem fazem ato em defesa ao piso salarial da categoria em Santos

Quais serão os próximos passos?

Estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde têm 60 dias para enviar ao Supremo dados detalhados sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso.

Além disso, a decisão de Barroso será levada para análise dos demais ministros do Supremo nos próximos dias.

O julgamento deve ocorrer na próxima sexta (9) em plenário virtual, onde os votos dos ministros são computados no sistema eletrônico da Corte.

Profissionais da enfermagem realizaram ato, na manhã desta quarta-feira (7), Praça da Independência, no bairro Gonzaga, em Santos, SP — Foto: Leandro Sampaio/g1

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

contribuintes-tem-ate-quinta-feira-para-pagar-a-8a-parcela-do-iptu-2022

Prefeitura de Guarujá

Contribuintes têm até quinta-feira para pagar a 8ª parcela do IPTU 2022

Regiões do Centro, Sul e Leste já acessam o carnê em formato digital Vence nesta quinta-feira (8), a 8ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2022) dos contribuintes das regiões do Centro (Vila Maia, Pitangueiras e Barra Funda), Sul (Astúrias, Tombo, Guaiúba e Jardim Las Palmas) e Leste (Enseada, Jardim Acapulco, Perequê até o Ferry Boat de Bertioga) que optaram por pagar o tributo parcelado. O pagamento do imposto […]

today7 de setembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%