Gospel Prime

Projetos de lei preveem prisão para quem duvidar de vacinas

today28 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

Se as perguntas, dúvidas e questionamentos sistemáticos são o combustível que move a ciência, o avanço do pensamento ditatorial no Brasil pretende colocar isso à prova, criminalizando quem duvidar das vacinas.

Ao todo, seis projetos de lei (PL) tramitam no Congresso, que criminalizam desde o fato de alguém furar uma fila para receber vacina, até as pessoas que compartilharem suposta desinformação, “fake news”, sobre o funcionamento das vacinas.

De autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), o PL 5555/2020 por exemplo, prevê incluir no Código Penal a prisão de um a três anos para pessoas omissas ou que se opõem à vacinação obrigatória de crianças ou adolescentes em “emergência de saúde pública”.

A ideia de que um medicamento possa vir a ser aplicado de forma compulsória, mesmo sem autorização do indivíduo, também parece avançar no pensamento dos parlamentares.

O projeto criminaliza, com pena de dois a oito anos de prisão, as pessoas que se recusarem a tomar as doses obrigatórias das vacinas. A mesma punição é prevista para quem espalhar “notícias falsas”sobre as vacinas ou sobre seu funcionamento. Em caso do indivíduo ser funcionário público, a pena pode dobrar.



De acordo com a Revista Oeste, o PL teve sua tramitação atualizada em dezembro de 2022, quando passou pela Secretaria Legislativa do Senado Federal, tendo a continuidade confirmada, apesar dos absurdos previstos lá.

Recentemente o Senado realizou uma enquete sobre o PL, que teve uma rejeição de 2% das pessoas que responderam às perguntas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

censura:-brasil-esta-em-lista-global-onde-liberdade-de-expressao-e-restrita

Gospel Prime

Censura: Brasil está em lista global onde liberdade de expressão é restrita

A perseguição política contra conservadores e as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocaram o Brasil em uma lista global com países onde liberdade de expressão é restrita. Os países mais abertos estão no nível 1 e os mais fechados, no 10, o Brasil aparece no nível 6, que considera a liberdade de expressão “limitada”. A análise é feita a partir da perspectiva acadêmica, […]

today28 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%