G1 Mundo

Promotor do Tribunal Penal Internacional visitará Israel a pedido das vítimas de ataque do Hamas em 7 de outubro

today1 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

A visita não será investigativa, disse o TPI, acrescentando que ‘representa (uma) oportunidade para expressar simpatia por todas as vítimas e iniciar o diálogo’.




Cessar-fogo entre Israel e Hamas é estendido por mais um dia

Cessar-fogo entre Israel e Hamas é estendido por mais um dia

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, está visitando Israel a pedido de sobreviventes israelenses e das famílias das vítimas dos ataques do Hamas em 7 de outubro, disse o tribunal nesta quinta-feira (30).

Khan também visitará Ramallah, na Cisjordânia ocupada, para se reunir com autoridades palestinas, disse o TPI.

A visita não será investigativa, disse o TPI, acrescentando que “representa (uma) oportunidade para expressar simpatia por todas as vítimas e iniciar o diálogo”.

No mês passado, as famílias das vítimas israelenses dos ataques do Hamas recorreram ao TPI para ordenar uma investigação sobre os assassinatos e raptos.

As famílias instaram Khan a concentrar a sua investigação nas ações do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, incluindo os desaparecimentos forçados, que o tribunal considera um crime contra a humanidade.

Homens armados do Hamas mataram 1.200 pessoas e fizeram 240 reféns, segundo Israel. Isso desencadeou um contra-ataque aéreo e terrestre por parte de Israel, no qual foram confirmados mais de 15.000 mortes entre habitantes de Gaza, de acordo com autoridades de saúde palestinas consideradas confiáveis pelas Nações Unidas. Outros 6.500 estão desaparecidos, muitos temem que ainda estejam enterrados sob os escombros.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-retoma-combates-na-faixa-de-gaza-apos-hamas-violar-tregua

G1 Mundo

Israel retoma combates na Faixa de Gaza após Hamas violar trégua

O lançamento do foguete contra Israel aconteceu pouco antes do fim do acordo de pausa no conflito, que estava programado para as 7h desta sexta-feira, no horário local (2h, em Brasília). Além disso, sirenes foram soadas em comunidades israelenses que ficam próximas a Gaza. Soldado de Israel em operação na Faixa de Gaza, em foto divulgada em 1º de dezembro de 2023 — Foto: Forças de Defesa de Israel "O […]

today1 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%