G1 Mundo

Protestos na França ameaçam a primeira viagem de Charles III

today22 de março de 2023 14

Fundo
share close

Em sua primeira viagem ao exterior como rei da Inglaterra na próxima semana, Charles III pode encontrar ruas cheias de lixo, transportes em greve e contratempos em sua visita à França, que vive dias de manifestações de pessoas contrárias s uma reforma da Previdência que o governo do país está implementando .

Um assessor do presidente francês Emmanuel Macron, que pediu anonimato, disse nesta quarta-feira(22) que a agenda ainda está sendo elaborada por ambas as partes.



Policial soca manifestante em Paris

Policial soca manifestante em Paris

A viagem planejada pelo soberano britânico como uma declaração de amizade entre os países dos dois lados do Canal da Mancha.

É uma coincidência que a visita ocorra em meio a protestos políticos. Milhares de toneladas de lixo se acumulam nas ruas de Paris, onde Charles chegará no domingo com a rainha consorte Camilla, e sindicalistas alertam que sua passagem por Bordeaux será conturbada.

Passeio de bonde vai ser cortado

A programação do monarca na cidade inclui um passeio de bonde e uma visita à Câmara Municipal, onde ocorreram confrontos na semana passada. “É quase certo que o rei não poderá pegar o bonde”, disse Pascal Mesgueni, do sindicato CFTC, ao jornal “Sud Ouest”.

Protestos começaram após o governo começar a reforma da Previdência no país

A operadora de transporte urbano Keolis alertou para possíveis “interrupções relacionadas aos protestos contra a reforma da Previdência”.

Os sindicatos convocaram uma greve nacional na quinta-feira na França, mas seus planos para a próxima semana são desconhecidos.

Uma fonte do serviço ferroviário CGT disse que “haverá uma ação em torno da visita” real em meio a especulações de que o monarca pode decidir pegar o trem entre Paris e Bordeaux.

Ainda não estão claras as condições para os jornalistas franceses que desejam cobrir a viagem, algo incomum em uma visita de tamanho diplomático e interesse público.

– “Monarca republicano” – A viagem ocorre em um momento complicado para Macron, de 45 anos, que receberá Charles III em um banquete de Estado no Palácio de Versalhes, nos arredores da capital.

O Palácio ficou marcado na memória dos franceses por ser lar do rei Luis XVI, transferido para Paris durante a Revolução Francesa em 1789 e guilhotinado quatro anos depois.

Os críticos de Macron costumam acusá-lo de ser autoritário e de governar como um “monarca republicano” e a adoção por decreto de sua reforma previdenciária reafirmou essa visão.

“É realmente a prioridade receber Charles III em Versalhes? Claro que não. A prioridade é discutir com a sociedade que protesta”, afirmou a deputada Sandrine Rousseau aos meios BFMTV e RMC.

Depois da França, Charles III e sua esposa devem viajar à Alemanha. A escolha dos dois países foi percebida como uma tentativa de erguer pontes entre o Reino Unidos e seus principais aliados europeus após anos de tensões pelo Brexit.

Segundo a agenda divulgada pelo Palácio de Buckingham, Charles deve participar de uma cerimônia no Arco do Triunfo ao lado de Macron na segunda-feira e falar aos parlamentares no Senado francês.

Sua estadia em Bordeaux também deve incluir uma visita a uma vinícola ecológica e uma região devastada por incêndios florestais durante o último verão no hemisfério norte.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-caminhao-batendo-de-frente-com-veiculos-nos-eua

G1 Mundo

Vídeo mostra caminhão batendo de frente com veículos nos EUA

O acidente aconteceu em uma rodovia interestadual de Nova Jersey. Caminhão em alta velocidade não conseguiu frear e atingiu 3 viaturas policiais. Vídeo mostra caminhão batendo de frente com veículos nos EUA Imagens da câmera veicular de uma viatura da polícia mostra um caminhão em alta velocidade invadindo um bloqueio policial em uma estrada em Nova Jersey, nos EUA. Nas imagens é possível ver um policial saindo do caminho segundos […]

today22 de março de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%