G1 Santos

Psiquiatra explica como identificar ‘surto psicótico’, estado mental apontado para mulher presa por tentar matar filhos afogados no litoral de SP

today15 de janeiro de 2023 19

Fundo
share close

Segundo o profissional, um surto psicótico pode ser causado por razões diferentes. “Desde condições médicas gerais, como infecções, até agudizações [tornar algo mais grave] de alguns transtornos mentais. Outra causa bastante comum é a relacionada ao uso de drogas”.

Leal acrescentou que é possível identificar alguém passando por um ‘surto psicótico’ quando há uma mudança significativa no comportamento. Ainda de acordo com o psiquiatra, em geral, a própria pessoa afetada não se percebe diferente.

“O surto pode ter início de forma mais abrupta ou as mudanças podem ser percebidas de forma lenta e gradual. Existe na crise psicótica a possibilidade da pessoa ficar mais agitada ou, muito frequentemente, se isolar, ficando assim mais amedrontada e acuada”, explicou o psiquiatra.



Leal explicou que, uma vez identificado o surto psicótico, a abordagem deve ser:

  1. descobrir a causa para o surto
  2. dar início às primeiras medidas terapêuticas que, na maior parte das vezes, rapidamente melhoram as alterações do comportamento.

Segundo ele, a afirmação que pessoas em surto psicótico têm maior chance de cometerem crimes que as “não-psicóticas” não é verdadeira. “De todo modo, até se compreender a razão pela qual está ocorrendo um surto psicótico, a pessoa acometida está em risco e deve ser assistida urgentemente”, apontou o profissional.

Uma mulher, de 41 anos, foi presa por tentar matar dois filhos, um menino de 7 e uma menina de 5, e depois atentar contra a própria vida. O g1 apurou que a suspeita tentou afogar as crianças em duas ocasiões no mar de Cananéia (SP). Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado como tentativa de homicídio.

Na primeira tentativa, a mulher teria ultrapassado, de carro, uma cancela de acesso às balsas da travessia entre Cananéia e Continente. Segundo a Polícia Militar (PM), ela acelerou em direção ao Mar Pequeno, mas foi impedida por pessoas que aguardavam a embarcação.

Na sequência, como havia sido impedida de jogar o automóvel no mar, ela fez menção de arremessar as duas crianças na água, mas, novamente, foi impedida por pessoas que estavam por perto.

A Polícia Civil informou ao g1 não ter conseguido coletar o depoimento da mulher porque ela ainda apresentava sinais de surto. Ela deve ser chamada em breve para ser ouvida. Os filhos menores de idade foram entregues para familiares.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camara-jovem-de-santos-abre-inscricoes-para-turma-de-2023;-veja-como-participar

G1 Santos

Câmara Jovem de Santos abre inscrições para turma de 2023; veja como participar

Projeto aproxima estudantes à rotina legislativa da cidade. Câmara de Santos abre inscrições para Câmara Jovem de 2023 — Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Santos A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, abriu as inscrições para a 7ª legislatura da Câmara Jovem de 2023. Os alunos interessados em participar do projeto, que aproxima os estudantes à rotina legislativa da cidade, podem se inscrever até o dia 3 de […]

today15 de janeiro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%