G1 Mundo

Putin anuncia o envio de grãos gratuitamente para países da África

today28 de julho de 2023 9

share close

Vinte e um chefes de Estado e de governo africanos estiveram presentes na Cúpula de São Petersburgo – bem menos que os 43 que foram na primeira reunião, em 2019. O declínio nos participantes parece indicar que a pressão americana e europeia para tirar o apoio a Vladimir Putin funcionou. Segundo o Kremlin, ao todo, estavam representados 49 dos 54 países africanos, mas muitos deles com integrantes de segundo escalão.

Putin prometeu nesta quinta (27) aos líderes africanos mandar milhares de toneladas de grãos para eles. O presidente russo espera uma safra recorde para substituir as exportações ucranianas de grãos para a África.

Putin prometeu, nesta quinta (27), aos líderes africanos, mandar milhares de toneladas de grãos para eles. — Foto: Reprodução/ Jornal Nacional



O secretário-geral da ONU, António Guterres, reagiu afirmando que um punhado de doações para alguns países não vai resolver o impacto dramático do fim do acordo.

O apoio militar russo a governos africanos também estava evidente. Fotos divulgadas em redes sociais mostram o chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, se encontrando com líderes africanos. Mas não foi possível confirmar se as fotos foram tiradas no encontro desta quinta-feira (27) em São Petersburgo.

O presidente da União Africana, Azali Assoumani, declarou que é preciso escutar as queixas da Rússia e, também, disse que é necessário lutar por uma paz sustentável entre russos e ucranianos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Entenda por que os juros americanos afetam o mercado financeiro no mundo todo

O mercado financeiro esperava um desempenho mais fraco da maior economia do mundo. No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto - o conjunto de todos os bens e serviços produzidos pelo país – subiu 2% na taxa anualizada. O dado divulgado nesta quinta-feira (27) mostrou que no segundo trimestre o crescimento foi de 2.4% - impulsionado pelos gastos dos americanos, que em 2023 estão mais fortes. Mesmo com a inflação acumulada em doze meses a 3% - índice ainda acima […]

today28 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%