G1 Mundo

Putin diz que operação militar russa tem momento positivo na Ucrânia

today15 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a operação militar na Ucrânia vive um momento positivo e que ele espera que seus soldados obtenham mais vitórias depois que seu país assumiu o controle da cidade ucraniana de Soledar, notória pela atividade de mineração de sal.

A invasão da Ucrânia pela Rússia iniciada no dia 24 de fevereiro de 2022 desencadeou um dos conflitos europeus mais mortais desde a Segunda Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

Trabalhadores da usina chegam para reparar os danos após um ataque russo no centro da Ucrânia, quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 — Foto: AP Photo/Evgeniy Maloletka



A Rússia disse na sexta-feira que as forças do país assumiram o controle de Soledar, um raro momento de sucesso para Moscou após meses de reveses no campo de batalha.

“A dinâmica é positiva”, disse Putin à televisão estatal Rossiya 1 ao ser questionado sobre a tomada da cidade de Soledar. “Tudo está evoluindo no âmbito do plano do Ministério da Defesa e do Estado-Maior.”

“E espero que nossos combatentes nos deem novas e animadoras notícias com os resultados dos combates”, disse Putin.

Putin agora classifica a guerra na Ucrânia como uma batalha contra um Ocidente agressivo e arrogante, e disse que a Rússia usará todos os meios disponíveis para proteger a si mesma e a seu povo contra qualquer agressor.

Os Estados Unidos e seus aliados condenaram a invasão russa da Ucrânia como uma apropriação imperial de terras, enquanto a Ucrânia prometeu lutar até que o último soldado russo seja expulso de seu território.

Um governador regional na Ucrânia disse no sábado que as forças ucranianas ainda estavam lutando para manter o controle de Soledar.

O Institute for the Study of War, com sede em Washington, disse que é altamente improvável que as forças ucranianas ainda mantenham posições dentro de Soledar.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a situação em Soledar.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-alema-expulsa-ativistas-de-vilarejo-condenado

G1 Mundo

Polícia alemã expulsa ativistas de vilarejo condenado

"Não há mais ativistas no vilarejo de Lützerath", disse a polícia, acrescentando que as construções já haviam sido esvaziadas na sexta-feira, e agora 35 "estruturas em árvores" e quase 30 construções de madeira também foram removidas. Após a conclusão do despejo, o que resta da aldeia será arrasado para que a expansão de uma mina a céu aberto possa prosseguir. A localidade se tornou nos últimos meses um ímã de […]

today15 de janeiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%