G1 Mundo

Putin diz que vai posicionar armas nucleares táticas em Belarus

today25 de março de 2023 6

Fundo
share close

Território é aliado da Rússia e fica situado às portas da União Europeia. É a primeira vez desde a década de 1990 que país coloca armas nucleares fora de seu território.


Apesar do anúncio agressivo, Vladimir Putin se reuniu nessa semana para discutir plano de paz com Xi Jinping — Foto: Sputnik/Mikhail Metzel via Reuters



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, neste sábado (25), que Moscou prevê instalar armas nucleares “táticas” no território de Belarus, um país aliado situado às portas da União Europeia.

É a primeira vez desde a metade da década de 1990 que a Rússia posiciona armas nucleares fora de seu país, segundo a agência Reuters.

Aqui não há nada inédito: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares tácticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados”, justificou Putin em uma entrevista difundida pela televisão russa.

“Nós decidimos fazer o mesmo”, acrescentou, afirmando que contava com o aval do governo bielorrusso.

A expectativa do governo russo é de terminar a construção do armazenamento dessas armas nucleares em Belarus até 1º de julho deste ano.

Putin também disse que o plano foi uma resposta à decisão da Grã-Bretanha na semana passada de fornecer à Ucrânia munições perfurantes contendo urânio empobrecido.

A Rússia alegou falsamente que essas rodadas têm componentes nucleares, segundo a agência Associated Press.

Os Estados Unidos têm rejeitado a ideia de seguir um plano chinês, por causa da recusa da Pequim em condenar a invasão e pela possibilidade de garantir ganhos territoriais para a Rússia.

Veja como foi o encontro entre Xi Jinping e Putin

Rússia e China discutem paz na Ucrânia sem dar detalhes

Rússia e China discutem paz na Ucrânia sem dar detalhes

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘cala-a-boca-ou-quer-outro-tapa?’:-conselho-da-europa-denuncia-violencia-policial-na-franca

G1 Mundo

‘Cala a boca ou quer outro tapa?’: Conselho da Europa denuncia violência policial na França

No áudio, os policiais insultam os manifestantes, ameaçam “quebrar suas pernas” e dão tapas no rosto de um deles. O Conselho da Europa denuncia o uso excessivo de força pela polícia francesa durante os protestos. A gravação sonora tem cerca de 20 minutos e registra a ação de um grupo de policiais da Ronda Ostensiva (Brav-M, em francês) durante a abordagem de sete jovens em um protesto espontâneo no centro da […]

today25 de março de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%