G1 Mundo

Quase 61 mil pessoas morreram de calor na Europa no verão de 2022

today12 de julho de 2023 13

Fundo
share close

O verão de 2022 foi o mais quente registrado até hoje na Europa, com sucessivas ondas de calor que causaram recordes de temperatura, seca e incêndios florestais.

Os cientistas analisaram dados de temperatura e mortalidade para o período 2015-2022 em 823 regiões de 35 países europeus, com uma população total de mais de 543 milhões de pessoas.

Com base nesses dados, construíram modelos epidemiológicos que permitem prever a mortalidade atribuível às temperaturas para cada região e semana do período de verão do ano passado.



No total, a análise revela que, entre 30 de maio e 4 de setembro de 2022, ocorreram 61.672 mortes atribuíveis ao calor na Europa. Uma única onda de calor, entre 18 e 24 de julho, causou 11.637 mortes.

Hicham Achebak, pesquisador do Inserm e participante do estudo, afirma que já se sabia dos efeitos do calor na mortalidade desde 2003, mas com esta análise fica claro que ainda há muito trabalho a ser feito para proteger a população.

O excesso de mortalidade no verão de 2003, quando a Europa sofreu uma das piores ondas de calor de sua história, ultrapassou a cifra de 70 mil mortes.

Sem medidas adequadas, o continente poderá enfrentar mais de 94 mil mortes por ondas de calor em 2040, segundo o estudo, elaborado por cientistas de um instituto de saúde francês e do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).

Onda de calor extremo causa mortes nos EUA

Onda de calor extremo causa mortes nos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-esperar-da-reuniao-de-cupula-da-otan?

G1 Mundo

O que esperar da reunião de cúpula da Otan?

Duas adesões permeiam a reunião de cúpula da Otan, que começa nesta terça-feira (11) na Lituânia, e expõem as fissuras na aliança atlântica: o ingresso da Ucrânia e da Suécia. Como líder do maior contribuidor do bloco, o presidente dos EUA deixou claro que a Ucrânia não está pronta para aderir e sua entrada, no meio de uma guerra, seria prematura. Em outras palavras, o país não se juntará, por […]

today12 de julho de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%