G1 Mundo

O que esperar da reunião de cúpula da Otan?

today12 de julho de 2023 16

Fundo
share close

Duas adesões permeiam a reunião de cúpula da Otan, que começa nesta terça-feira (11) na Lituânia, e expõem as fissuras na aliança atlântica: o ingresso da Ucrânia e da Suécia. Como líder do maior contribuidor do bloco, o presidente dos EUA deixou claro que a Ucrânia não está pronta para aderir e sua entrada, no meio de uma guerra, seria prematura.

Em outras palavras, o país não se juntará, por agora, ao clube.

Numa entrevista no domingo à CNN, Joe Biden assumiu que não há unanimidade numa decisão que requer consenso. A entrada da Ucrânia na Otan revela vários dilemas para seus 31 membros. O mais imediato é o Artigo 5 do tratado de sua fundação, que estabelece o princípio da defesa coletiva.



Um ataque que mire um integrante do bloco é considerado um ataque contra todos os seus membros. Na atual circunstância, nem Vladimir Putin parece ter apetite para deflagrar um confronto dessa dimensão, com implicações nucleares.

Por outro lado, se a aliança sinalizar com um compromisso de adesão da Ucrânia após o fim da guerra, poderá incentivar a Rússia a prosseguir indefinidamente com seus ataques ao país invadido. Uma alternativa prevê que a organização se comprometa a aceitar a Ucrânia quando as condições de segurança permitirem, seja lá o que isso signifique.

A determinação de Biden esbarra na oposição de seu próprio partido e de membros da aliança, signatários de uma convenção que proíbe a produção ou uso dessas munições.

EUA decidem enviar bombas de fragmentação pra Ucrânia

EUA decidem enviar bombas de fragmentação pra Ucrânia

Reino Unido, Canadá e Espanha se opuseram imediatamente ao fornecimento de munições cluster à Ucrânia. O premiê britânico, Rishi Sunak, com quem Biden se encontrou pela manhã, é um dos que mais desencorajam o seu uso.

Ele também é da opinião de que o lugar de direito da Ucrânia é no seio da Otan, corroborada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Países da Europa Central, sobretudo os que têm fronteira com a Rússia, também defendem a adesão imediata da Ucrânia, quando a guerra terminar.

Em relação à Suécia, a adesão à Otan é especialmente embarreirada pela Turquia. O presidente Recep Tayyip Erdogan usa suas armas para dar o consentimento final ao país nórdico, a quem acusa de proteger grupos pró-curdos proibidos e considerados terroristas na Turquia.

Recentemente reeleito para o terceiro mandato, Erdogan se equilibra como membro da aliança atlântica e aliado da Rússia e faz exigências de última hora para concordar com a adesão da Suécia.

Dos europeus, quer um compromisso mais sólido para que a Turquia seja aceita na UE. A entrada para o bloco, solicitada em 1999, empacou nas próprias ações autoritárias de Erdogan, há 20 anos no comando do país.

Dos EUA, o presidente turco pleiteia a venda de caças F-16, apoiada por Biden, mas que tem a oposição do Congresso americano, que promete vetá-la. Erdogan manipula, como pode, o aval para que a Suécia ingresse na Otan. Dessa forma, semeia as divisões dentro da aliança e agrada à Rússia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-por-zombar-de-ricos-nos-emirados-arabes-em-video

G1 Mundo

Homem é preso por zombar de ricos nos Emirados Árabes em vídeo

Divulgado nas redes sociais, o vídeo mostra um homem vestido com uma roupa típica dos Emirados Árabes em uma luxuosa concessionária de carros. Ele pede para ver o veículo "mais caro" e joga dinheiro nos funcionários. "O Ministério Público Federal (MPF) encarregado de combater boatos e crimes cibernéticos ordenou a prisão de um morador de nacionalidade asiática", segundo a agência oficial de notícias WAM. O protagonista do vídeo foi "acusado […]

today12 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%