Ministério da Saúde recomenda que o tempo resposta das equipes nos salvamentos seja de até 15 minutos; balanço é referente ao último quadrimestre, que contabilizou 5.468 atendimentos realizados
Somente 15 minutos. Este é o tempo recomendado pelo Ministério da Saúde para que a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 chegue até o local da ocorrência. E em Guarujá, quando se trata de salvar vidas, os profissionais do Serviço cumprem o tempo resposta à risca.
Um levantamento realizado pela Prefeitura de Guarujá, a partir da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), indica que dos 5.468 atendimentos feitos pelo Samu Guarujá no último quadrimestre, 89% aconteceram em menos de 15 minutos, conforme o limite preconizado pelo Ministério de Saúde.
A agilidade da equipe, desde o chamado até sua chegada ao local da ocorrência, faz com que Guarujá também registre outra marca positiva: o número de ambulâncias de acordo com o índice populacional. O Município possui uma quantidade de veículos acima do recomendado.
Hoje são cinco ambulâncias em operação, entre suporte básico e avançado e mais quatro motolâncias. Este quadro supera o que estabelece o Censo: para cada 150 mil habitantes é necessário uma ambulância de suporte básico, e para cada 300 mil, uma de suporte avançado.
Nesta temporada de verão, inclusive, a Sesau reforçou os atendimentos efetuados pelas motolâncias aos finais de semana, passando de duas durante a semana, para quatro aos sábados, domingos e feriados.
Ao todo, 71 profissionais atuam no Samu Guarujá. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, além das equipes de almoxarifado, higienização e administrativo.
Município aguarda retorno de pleitos para melhorar o Serviço
O secretário de Saúde de Guarujá, explica que aguarda, ainda para este trimestre, a devolutiva de pleito realizado pelo Município em 31 de agosto do ano passado. “Solicitamos a renovação e ampliação da frota, além de uma sede melhor estruturada para um Samu próprio em Guarujá”. Foram solicitadas 10 ambulâncias, que com a central de regulação própria, representam recursos na ordem de mais de R$ 3,5 milhões de investimentos.
O Samu é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Sistema Único de Saúde (SUS), custeado com recursos do Ministério da Saúde. Guarujá é parte de um atendimento regional que na Baixada Santista está integrado aos municípios de Bertioga e Santos, onde fica instalada a base central de regulação 192.
Melhorias
Desde 2017, a Prefeitura de Guarujá não mediu esforços em melhorar a estrutura do Samu na Cidade. Nesse período, foram incorporadas ao Serviço seis novas ambulâncias outras três motolâncias. Outra conquista foi a nova sede, com a construção de uma Base Central, no Jardim Boa Esperança.
Publicar comentários (0)