G1 Mundo

Quem é a irmã de Kim Jong-un, apontada como número dois do regime norte-coreano

today26 de setembro de 2023 14

Fundo
share close

A mulher mais poderosa da Coreia do Norte tem a fisionomia de uma princesa angelical, mas é descrita pelo acadêmico e biógrafo Sung-Yoon Lee como a primeira déspota nuclear do mundo ou co-ditadora com o dedo no botão nuclear, capaz de ordenar a execução de qualquer pessoa por puro capricho.Trata-se de Kim Yo-jong, a irmã mais nova do ditador Kim Jong-un, que vem se destacando como conselheira e porta-voz do regime mais isolado do mundo.

Ela teve papel atuante na recente viagem do ditador à Rússia, este mês, assim como esteve a seu lado há quatro anos, no encontro com o ex-presidente americano Donald Trump, no Vietnã. Responsável pela política externa do país, há dez anos ela desempenha a função de censora-chefe, dirigindo o Departamento de Propaganda.

Autor do livro “The sister” (“A irmã”), Lee alerta que Yo-jong, com idade estimada em 35 anos, não deve ser menosprezada. Ela exerce o poder real, como número dois do regime, atrás somente do irmão na dinastia que comanda o país há 75 anos: é retratada como a sucessora de Kim Jong-un, embora recentemente o ditador tenha levado a filha Ju-ae, de 10 anos, a alguns eventos públicos.



Kim Yo-jong não se intimida diante de poderosos e, segundo Lee, é mais beligerante do que o irmão. Chamou Joe Biden de “velho sem futuro” e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, de tolo, ao reagir com ameaças de retaliação a um pacto de segurança firmado pelos dois líderes, em abril passado.

Ela alinha posições com a Rússia na guerra empreendida contra a Ucrânia: “Estaremos sempre no mesmo campo de batalha com o exército russo e o povo que luta pela dignidade e honra do seu país, por sua soberania e segurança”, declarou em janeiro.

De acordo com o escritor, Yo-jong compartilha responsabilidades com o irmão-ditador em crimes contra a Humanidade. Ambos estudaram e moraram juntos na Suíça. São muito próximos, e Yo-jong tornou-se a sua principal confidente.

Pode-se dizer que, apesar de atuar nos bastidores, a grande estreia pública de Kim Yo-jong foi em 2018, quando liderou a delegação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul, e sentou-se a poucos metros do então vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

Sua presença inédita no lado Sul da península coreana foi retratada como uma ofensiva de charme, mas esta imagem se desfez, com o tempo, em insultos e ameaças apocalípticas contra os inimigos do regime. No livro de Lee, que atuou como conselheiro para Coreia do Norte em governos dos EUA, ela é descrita como diabólica e arrogante.

Irmã de líder da Coreia do Norte vai viajar para a Coreia do Sul

Irmã de líder da Coreia do Norte vai viajar para a Coreia do Sul




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-porta-voz-trans-da-ucrania-que-provoca-furia-na-russia

G1 Mundo

A porta-voz trans da Ucrânia que provoca fúria na Rússia

Hoje ostentando uma patente de sargento do Exército ucraniano, Ashton-Cirillo chegou a ser ferida em campo de batalha em fevereiro de 2023. Após sua recuperação, foi designada para trabalhar no aparato de mídia em língua inglesa das FDT e, mais tarde, nomeada como uma de suas porta-vozes. Suas declarações extremamente duras em relação à Rússia, combinadas com sua identidade transgênero, fizeram dela um alvo favorito dos propagandistas russos e de […]

today26 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%