G1 Mundo

Quem é Guillermo Lasso, polêmico presidente do Equador que dissolveu o parlamento

today17 de maio de 2023 8

Fundo
share close

Lasso é um político da direita conservadora que atua de forma liberal na economia equatoriana. Ele é um ex-banqueiro que tomou posse em 2021 após uma das maiores crises do país, registrada durante a pandemia da Covid-19.

Na ocasião, ele venceu o candidato de esquerda, o economista Andrés Arauz.

Recentemente, o presidente equatoriano passou por uma crise institucional envolvendo o aumento na violência ligada ao narcotráfico no país, o aumento do custo de vida e o crescimento de partidos da esquerda equatoriana.



População equatoriana protesta contra Lasso com cartaz dizendo: “O povo não aguenta mais. Fora Lasso” — Foto: Rodrigo Buendia / AFP

Neste sábado, 20, Guillermo Lasso passaria por uma votação de impeachment atribuído ao caso de peculato na gestão da estatal Flota Petrolera Ecuatoriana (Flopec).

Lasso nega a acusação. Ele diz que seu governo fez alterações em um contrato assinado anos antes de ele assumir o cargo para beneficiar o Estado, e que isso tudo aconteceu por uma recomendação da Controladoria-Geral do Equador.

Em junho passado, o Parlamento já havia tentado destituí-lo por votação direta, em meio a violentos protestos indígenas contra o alto custo de vida. Na ocasião, ele ficou a 12 votos da conclusão de um processo de impeachment, devido a uma grave crise política e comoção interna.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-do-equador-dissolve-parlamento-do-pais-e-convoca-novas-eleicoes

G1 Mundo

Presidente do Equador dissolve parlamento do país e convoca novas eleições

Guillermo Lasso é alvo de processo de impeachment, que seria votado no sábado (16) pelos deputados. Presidente equatoriano poderia ser destituído do cargo. O presidente equatoriano Guillermo Lasso — Foto: AP - Marco Ugarte O presidente do Equador, Guillermo Lasso, dissolveu nesta quarta-feira (17) a Assembleia Nacional do país e convocou novas eleições. A decisão ocorre um dia depois de os deputados realizarem a primeira audiência do processo de impeachment […]

today17 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%