G1 Mundo

Quem é Jesús Tarriba, o novo ‘primeiro-damo’ do México

today3 de junho de 2024 11

Fundo
share close

Tarriba foi um dos primeiros a receber agradecimento público de Sheinbaum após a eleição. “Obrigado, Jesús, meu marido, por me acompanhar sempre”, disse a presidente eleita nas redes sociais.

Claudia teve sua vitória indicada neste domingo (2) pelas projeções da contagem preliminar dos votos pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país. Com 91,1% das urnas apuradas às 17h15 (horário de Brasília), Sheinbaum obteve entre 57,6% e 60,6% dos votos na contagem do INE. Na sequência, a opositora Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,4% e 29,4%, ainda de acordo com a projeção.

Ela tomará posse em 1º de outubro, sucedendo a Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, que a apoiou.



Claudia e Jesús se conheceram na faculdade e namoraram durante um período na época. No entanto, Jesús é o segundo marido de Sheinbaum. Depois de anos distantes, eles se reencontraram pelo Facebook em 2016, e se casaram em novembro de 2023.

Na época que Claudia e Jesús retomaram o contato, Sheinbaum estava divorciada há sete meses de seu primeiro marido, Carlos Ímaz, com quem teve um filho.

México elege primeira mulher presidente do país

México elege primeira mulher presidente do país

Quem é Jesús Tarriba, novo ‘primeiro-damo’ do México

Nascido em 1º de setembro de 1962, Jesús María Tarriba Unger tem 61 anos, tal como Sheinbaum, e é físico formado pela Unam.

Jesús Tarriba estudou Física na Unam de 1982 a 1987 e tornou-se especialista em modelos de risco financeiro para o Banco do México (Banxico) em 2017.

Tarriba atuou como analista quantitativo no Banamex de 1994 a 1997 e depois ocupou cargos de destaque no Santander, onde também foi analista e chefe de modelos de risco durante 16 anos.

Sua dedicação e excelência acadêmica foram reconhecidas em 1994 com o prêmio Weizmann de ciências exatas pela melhor tese de doutorado, concedido pela Academia Mexicana de Ciências.

Claudia Sheinbaum em 29 de maio de 2024 — Foto: Ulises Ruiz / AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-anuncia-morte-de-mais-quatro-refens-sequestrados-pelo-hamas

G1 Mundo

Israel anuncia morte de mais quatro reféns sequestrados pelo Hamas

Os quatro foram identificados como Haim Perry, Yoram Metzger, Amiram Cooper e Nadav Popplewell. A causa da morte dos reféns ainda está sob investigação, segundo autoridades israelenses. Haim Perry, Yoram Metzger, Amiram Cooper e Nadav Popplewell, mantidos reféns pelo grupo terrorista Hamas em Gaza, declarados mortos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) em 3 de junho de 2024. — Foto: Reprodução/FDI no X O Exército de Israel anunciou nesta […]

today3 de junho de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%